As gêmeas Sienna Bernal e Sierra Bernal, de 23 anos, de Tomball, no Texas (EUA) são univitelinas, ou seja, elas se originaram de uma mesma célula. No entanto, uma das irmãs nasceu com nanismo, o que fez as gêmeas idênticas serem muito diferentes e acabarem entrando no livro dos recordes.
Veja também
- ‘Nunca fumei e não bebo álcool’: Médico explica câncer de Roberto Justus
- VÍDEO: Simaria surge com roupa íntima e seguidores ficam se perguntando: “Tá pelada?”
- Musa do ‘Caldeirão’ encontrada morta em casa, em Santos
Sierra pesa 44,4 kg e mede 1,70 m, enquanto Sienna pesa 22,6 kg e mede 1,32 m. De acordo com o Guinness World Record, elas são as únicas gêmeas idênticas conhecidas com essa diferença.
Quando Sienna nasceu, ela estava quase seis semanas atrás de sua irmã em desenvolvimento. “Sierra pesava 1,95 kg e Sienna pesava 0,65 kg “, disse a mãe, Chrissy Bernal. A menina, que nasceu com nanismo, passou 108 dias internada no hospital.
Ainda segundo Chissy, antes de nascer, os médicos já haviam avisado a mãe que uma das gêmeas tinha Síndrome de Dandy-Walker, uma malformação cerebral congênita, no entanto, não sabiam responder porque ela era menor do que a irmã.
“O nanismo não era algo que eles pensavam ser uma possibilidade, acho que porque ela ainda era proporcional. A maioria das formas de nanismo não são proporcionais como o tipo de Sienna”, disse Chrissy.
O diagnóstico de nanismo primordial veio apenas quando Sienna tinha cerca de seis anos. “Foi um geneticista visitante da Bélgica que entrou e disse ‘Oh, eu sei o que ela tem. Aqui estão os testes que você precisa fazer e isso confirmará'”, contou a mãe das gêmeas.
Conforme o Guinness Book, Chrissy se refere a suas filhas como “gêmeas monozigóticas”, acrescentando que a palavra “idênticas” é enganosa porque gêmeos idênticos nem sempre se parecem.
Gêmeos monozigóticos ou univitelinos resultam da fertilização de um único óvulo, que então se divide em dois. “Como os diagnósticos de Sienna são mutações, seus genes sofreram mutações após a divisão do ovo”, explicou Chrissy.
Apesar das diferenças entre as gêmeas, as duas garantem que isso fortaleceu o vínculo entre as duas. “Com Sienna sendo minha gêmea e tendo Dandy-Walker e nanismo primordial, isso afetou nosso relacionamento no sentido de que temos que ser muito comunicativas e não podemos ter ciúmes de nada porque temos vidas muito diferentes”, disse Sierra.
Já Sienna afirmou que sua irmã sempre foi sua maior fonte de apoio e que ela não sabe onde estaria sem ela. “Ela [Sierra] me ajudou mais com minhas emoções e me ajudou a controlá-las. Quando eu era mais jovem, minhas emoções explodiam porque eu não sabia como controlá-las, mas à medida que envelheci, aprendi a controlar minha raiva”, explicou.