Gaza inteira será judaica, diz ministro de Israel

ROMA, 24 JUL (ANSA) – Um ministro de ultradireita do governo de Israel provocou furor nesta quinta-feira (24) ao dizer que toda a Faixa de Gaza vai se tornar “judaica”.   

A declaração foi dada em meio ao avanço da fome no enclave palestino, situação que ameaça 100% da população, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), e que tem levado moradores a se arriscar em longas filas para obter comida e água potável.   

“Gaza inteira será judaica. O governo está empurrando para que Gaza seja varrida. Graças a Deus, estamos extirpando esse mal”, declarou o ministro do Patrimônio de Israel, Amihai Eliyahu.   

A declaração foi criticada pelo líder da oposição, Yair Lapid, que disse se tratar de um “ataque aos valores e um desastre para as relações públicas”. “Israel jamais convencerá o mundo sobre a justiça de nossa guerra contra o terrorismo enquanto formos liderados por um governo de minoria extremista, com ministros que glorificam o sangue e a morte”, acrescentou.   

Já o parlamentar Ayman Odeh, líder da aliança de esquerda Hadash, insinuou uma comparação do ministro Eliyahu com o nazismo. “Era exatamente assim que eles falavam na Alemanha”, atacou. (ANSA).