Gattuso convoca Itália pela 1ª vez para eliminatórias da Copa

ROMA, 29 AGO (ANSA) – O novo técnico da seleção da Itália, Gennaro Gattuso, realizou nesta sexta-feira (29) sua primeira convocação desde que assumiu o cargo, com 28 jogadores, para as próximas partidas das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026.   

Entre as novidades chamadas pelo ídolo do Milan pela primeira vez estão o zagueiro Giovanni Leoni, do Liverpool, o meio-campista Giovanni Fabbian, do Bologna, e o atacante Francesco Pio Esposito, da Inter de Milão.   

Já o zagueiro Gianluca Mancini, da Roma, e o atacante Gianluca Scamacca, da Atalanta, retornam à seleção italiana, mais de um ano após participarem da Eurocopa na Alemanha.   

Agora, todos os jogadores vão se reunir para um treinamento agendado para domingo (31), no Centro Técnico de Coverciano, em Florença.   

A Azzurra volta a campo no próximo dia 5 de setembro, em Bergamo, contra a Estônia, quando Gattuso fará sua estreia como o novo técnico da equipe nacional. Já no dia 8, irá até Debrecen, na Hungria, para enfrentar Israel.   

Quanto a atual chave de qualificação para a Copa do Mundo, Itália e Estônia estão empatadas com três pontos no terceiro lugar do Grupo I, com a Noruega no topo da tabela com 12 pontos (+11 de diferença de gols) e Israel em segundo com seis.   

A Azzurra, derrotada por 3 a 0 pela Noruega em Oslo e depois por 2 a 0 pela Moldávia em Reggio Emilia nas duas primeiras partidas em junho, disputou dois jogos a menos que a seleção norueguesa e a Estônia e um a menos que Israel e Moldávia, as duas últimas do grupo e ainda sem pontuar.   

O primeiro colocado se classifica diretamente para a Copa do Mundo, enquanto o segundo colocado terá que tentar garantir uma vaga na fase final por meio dos playoffs.   

Confira a lista completa: Goleiros: Marco Carnesecchi (Atalanta), Gianluigi Donnarumma (Paris Saint-Germain), Alex Meret (Napoli), Guglielmo Vicario (Tottenham); Defensores: Alessandro Bastoni (Inter), Raoul Bellanova (Atalanta), Riccardo Calafiori (Arsenal), Andrea Cambiaso (Juventus), Giovanni Di Lorenzo (Napoli), Federico Dimarco (Inter), Federico Gatti (Juventus), Giovanni Leoni (Liverpool), Gianluca Mancini (Roma); Meio-campistas: Nicolò Barella (Inter), Giovanni Fabbian (Bolonha), Davide Frattesi (Inter), Manuel Locatelli (Juventus), Nicolò Rovella (Lazio), Sandro Tonali (Newcastle); Atacantes: Francesco Pio Esposito (Inter), Moise Kean (Fiorentina), Daniel Maldini (Atalanta), Riccardo Orsolini (Bolonha), Matteo Politano (Napoli), Giacomo Raspadori (Atlético de Madrid), Mateo Retegui (Al-Qadsiah), Gianluca Scamacca (Atalanta), Mattia Zaccagni (Lazio). (ANSA).