Gatorade®, reconhecida como a bebida esportiva número 1 do mundo e integrante do portfólio da PepsiCo, acaba de se tornar o hidratador oficial da Formula 1. A parceria, inédita, vai até 2030 e faz parte de um acordo global entre PepsiCo e F1 com duração de cinco anos. As ativações já começaram em 2024, ano que marca os 60 anos da marca, com presença em finais de semana de Sprint — incluindo inserções nos gráficos de transmissão, sinalização nas pistas e participação nos espaços de entrevistas.
Para marcar a aproximação da etapa brasileira do torneio, Gatorade® apresenta a campanha digital “GATORADE®, HIDRATADOR OFICIAL DA FORMULA 1”. Criado e desenvolvido pela ISLA Brasil, o filme foi pensado para estreitar o vínculo com os apaixonados por automobilismo, destacando o protagonismo da marca na ciência da hidratação esportiva.
O conteúdo, publicado nas redes sociais da marca, conecta suor, velocidade e ciência. O ponto de partida é um dado real da Federação Internacional de Automobilismo: pilotos podem perder cerca de 1 litro de suor por hora durante uma corrida. E essa perda impacta diretamente a performance, já que uma desidratação superior a 2% do peso corporal pode prejudicar o desempenho**. Em um dos esportes mais exigentes do planeta, fisicamente e mentalmente, manter-se hidratado é crucial para que os atletas possam competir no mais alto nível.
Mais do que anunciar um patrocínio, a comunicação reforça o posicionamento de Gatorade® como referência máxima em hidratação esportiva — alinhando sua história, tecnologia e inovação com os valores que movem a Formula 1: performance, vanguarda e ciência aplicada ao limite humano. Com isso, a marca inaugura uma nova fase, integrando seu legado ao universo de alta intensidade do automobilismo.
“É uma conquista importante para Gatorade® participar do maior torneio automotivo do mundo. Esse movimento fortalece nosso DNA esportivo, competitivo e voltado para a alta performance. A parceria traduz nossa busca contínua por evolução, inovação e superação de limites, conectando a marca a um novo território esportivo. Há 60 anos incentivamos atletas de diversas modalidades a transformar suor em vitória — agora, levamos essa história para as pistas da Formula 1”, afirma Jorge Natteri, Head de Marketing de Gatorade® no Brasil.
Além da campanha, a marca aposta em uma estratégia robusta para fortalecer sua presença no mercado brasileiro fã de velocidade. Um dos exemplos é o GDay — experiência exclusiva que simulou um treino de piloto de F1®, destacando a exigência física da modalidade e o papel fundamental da hidratação. A atividade foi conduzida por Cau Saad, treinadora especializada em performance de pilotos, e contou com a estrutura da Pilotech, centro de referência nacional em preparação esportiva para o automobilismo, localizado em São Paulo.
Outro marco será a estreia de Gatorade® no Grande Prêmio de São Paulo. Para celebrar o momento, haverá diversas ações especiais durante o evento: estande com experiências imersivas na Fan Zone, conteúdos para redes sociais e um squad de criadores que vai amplificar, de perto, a energia da Formula 1® para um público altamente engajado.
O patrocínio reforça o pilar esportivo que acompanha Gatorade® há seis décadas. Além da F1®, a marca apoia grandes competições globais, como a UEFA Champions League. No Brasil, mantém forte atuação no futebol, com patrocínios à CBF, Palmeiras, Corinthians e o Gatorade® 5v5 — torneio internacional que incentiva o esporte entre jovens.
“Entrar na Formula 1® representa a continuidade da nossa missão de apoiar o esporte em todas as suas dimensões — desde o alto rendimento até iniciativas que aproximam as pessoas da prática esportiva. Se pilotos dependem de precisão e ciência para alcançar seu melhor desempenho, acreditamos que qualquer atleta pode evoluir ao dar atenção à hidratação. Nosso propósito é impulsionar performances — incluindo a daqueles que desafiam os limites da velocidade. Essa parceria é um avanço natural em nosso legado global”, reforça Natteri.
A colaboração entre PepsiCo e F1® também pretende transformar a experiência do fã de automobilismo, conectando performance, ciência e entretenimento no ano em que a Formula 1® celebra 75 anos. É a união perfeita entre energia, sabor e hidratação — ingredientes essenciais para quem vive cada momento rumo à vitória.
Além das pistas
O acordo global também engloba apoio à F1® Academy, iniciativa focada no desenvolvimento de mulheres no automobilismo. Utilizando toda sua expertise científica, Gatorade® contribuirá para a evolução da próxima geração de pilotos, ajudando a abrir caminho para que mais mulheres conquistem espaço no grid principal da F1® no futuro.
Esse apoio integra o programa “Fuel Tomorrow”, que visa ampliar o acesso ao esporte para 2,5 milhões de adolescentes até 2030, estimulando oportunidades e revelação de talentos. Ao lado da F1® Academy, a marca busca incentivar jovens pilotos e romper barreiras estruturais dentro do automobilismo.
Por meio do Gatorade® Sports Science Institute (GSSI), serão oferecidos testes de performance, tecnologia de ponta e estratégias personalizadas de hidratação às atletas — combinando ciência e prática para que alcancem o máximo de rendimento físico e mental. Assim, Gatorade® acelera sua presença global e reforça seu compromisso de nutrir o futuro do esporte, apoiando desde grandes competidores até os pilotos que encaram os limites da velocidade.