O francês Richard Gasquet enfim fez sua estreia na temporada 2019. Nesta segunda-feira, o ex-Top 10 derrotou o local Alejandro Davidovich por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/6 (7/5), em seu primeiro jogo no ano, na rodada de abertura do Masters 1000 de Madri, na Espanha.

Gasquet não disputava uma partida oficial desde outubro do ano passado, quando parou na segunda rodada do Masters de Paris, diante de sua torcida. Seu início atrasado na temporada se deve a uma cirurgia de hérnia inguinal, em janeiro.

Recuperado, o tenista de 32 anos encarou um jovem de 19 e precisou de quase duas horas para sacramentar a vitória. Atual 39º do mundo, o francês sofreu duas quebras de saque, mas obteve três e se impôs diante do 127º do ranking.

Na segunda rodada, o experiente jogador terá um desafio mais complicado pela frente. Seu adversário será o suíço Roger Federer, de quem é conhecido “freguês”. Em 19 jogos contra o suíço, Gasquet venceu apenas duas. Já são nove derrotas consecutivas nos últimos anos. Será a estreia de Federer em Madri, onde não joga desde 2015.

Nono cabeça de chave, o croata Marin Cilic também se garantiu na segunda rodada. O campeão do US Open de 2014, atual número 11 do mundo, derrotou o eslovaco Martin Klizan por 6/4, 2/6 e 7/6 (7/0). Seu próximo adversário será o alemão Jan-Lennard Struff.

Já o búlgaro Grigor Dimitrov foi eliminado de forma precoce pelo norte-americano Taylor Fritz por 7/6 (10/8) e 7/6 (7/4). O triunfo credenciou Fritz para o duelo com o sérvio Novak Djokovic, líder do ranking e um dos principais favoritos ao título em Madri.

Em confronto de sérvios, Laslo Djere superou Dusan Lajovic por duplo 6/4. O campeão do Rio Open será o adversário de estreia do argentino Juan Martín Del Potro. O número oito do mundo só jogou um torneio na temporada até agora, em razão de problemas físicos.

Num duelo de jogadores experientes, o francês Gael Monfils derrotou o italiano Andreas Seppi por 6/3 e 6/1, enquanto o russo Karen Khachanov voltou a vencer no circuito, ao superar o local Jaume Munar por 6/4, 6/7 (5/7) e 6/3 – Khachanov vinha de cinco derrotas seguidas.

Também avançaram na competição espanhola os norte-americanos Frances Tiafoe e Reilly Opelka e o alemão Philipp Kohlschreiber.