Em evento realizado na semana passada nos Estados Unidos, o instituto Gartner abordou algumas das tendências de tecnologia que devem dominar os debates do setor em 2024. Confira a lista.
1 – Democratização da IA generativa
Para o ano que vem, o Gartner espera que aplicações de IA generativa ganhem espaço em organizações de todos os tamanhos. LLMs como o ChatGPT servirão de motores para a adoção desta tecnologia e ajudarão funcionários a acessar conteúdo interno das empresas em um estilo mais informal e em forma de conversa.
2 – Gestão de segurança para IA
Os líderes de TI terão que criar processos para gerir questões de segurança e privacidade relacionadas à expansão da Inteligência Artificial nas empresas. “Sem barreiras, modelos de IA podem gerar efeitos negativos fora de controle. Esses efeitos podem mascarar os potenciais benefícios desta tecnologia”, diz o Gartner.
3 – Desenvolvimento de tecnologia baseado em IA
A área de desenvolvimento de software deve ter grandes benefícios com o avanço das aplicações de IA. Aplicações que auxiliam na criação de código devem se aperfeiçoar, tomando conta de tarefas mais simples e deixando mais tempo para tarefas mais estratégicas.
4 – Aplicações inteligentes
Mais aplicações serão enquadradas na definição de apps inteligentes do Gartner, ou seja, aplicações que respondem de forma autônoma e aprendem com cada uso.
5 – Força de trabalho mais conectada
Para aumentar a produtividade de seus funcionários, muitas empresas devem recorrer ao que o Gartner chama de “augmented-connected workforce”. Essa estratégia consiste em usar aplicações inteligentes e soluções de análise de desempenho para fornecer mais orientações e contexto para os funcionários e capacitá-los mais rapidamente para novas funções.
6 – Monitoramento contínuo de ameaças
A proteção contra ataques cibernéticos deve continuar a consumir recursos das empresas no ano que vem. O Gartner espera que as empresas continuem a investir em estratégias de monitoramento contínuo de seus ativos físicos e digitais em 2024.
7 – Compradores-robôs
O Gartner prevê que algumas empresas devem implementar aplicações que podem fazer compras de materiais necessários para a companhia de forma automatizada. Isso ocorrerá à medida que as aplicações ganhem a capacidade de acessar bancos de dados de finanças de clientes e fornecedores.
8 – Tecnologia sustentável
A crescente relevância do movimento ESG deve pressionar líderes de TI a tomar decisões levando em conta impactos de sustentabilidade ao adotar soluções de nuvem e Inteligência Artificial.
9 – Engenharia de plataformas
No próximo ano, líderes de TI devem estimular suas equipes a adotarem recursos da nuvem para acelerar a adoção de novas aplicações dentro das empresas. No processo de engenharia de plataformas, equipes de desenvolvedores planejam e fazem a gestão das plataformas de nuvem e aconselham outros times a como tirar melhor proveito delas.
10 – Nuvens personalizadas
À medida que o uso da nuvem como plataforma de desenvolvimento aumenta, cresce a demanda por aplicações de cloud já criadas especificamente para alguns setores da indústria. Assim, os grandes provedores de nuvem devem apostar em soluções customizadas para setores em que há grande demanda por aplicações de última geração, como finanças, pesquisa médica e varejo.