Brasil

Garoto de 12 anos é vítima de racismo em seu perfil de literatura na internet

Crédito: Reprodução Instagram

Adriel, vítima de racismo nas redes (Crédito: Reprodução Instagram)


Com quase 350 mil seguidores nos Instagram, o perfil “Livros do Drii” faz resenhas de livros e indicações de leituras. Quem cria o conteúdo é Adriel Oliveira, de 12 anos, morador de Salvador, na Bahia. No entanto, o garoto foi alvo de racismo na internet na última quarta-feira (27), conforme o G1.

Um usuário enviou uma mensagem com ofensas raciais ao garoto e a iniciativa desenvolvida por Adriel.

“Porco gordo. Eu achava que preto era pra ta cavando mina, não lendo. Você foi criado pra ser pobre e preto”, diz parte das ofensas.

Após o episódio, o menino divulgou o insulto do perfil, que não teve a identidade revelada. A ação de expôr o agressor foi um conselho da mãe do garoto, Deise Oliveira, de 32 anos.

“Foi a primeira mensagem do tipo que recebi. Fiquei muito bravo, mas eu fui perguntar a minha mãe o que fazer. Ela me falou que eu devia responder à altura. Minha mãe falou que eu tinha que ter orgulho de minha cor”, disse o menino, que está no 7º ano do ensino fundamental e conta que nunca havia sofrido qualquer agressão do tipo, seja no mundo real ou virtual.

O jovem recebeu várias mensagens de apoio após divulgar as mensagens do agressor. Além disso, o episódio também contribuiu para o crescimento no número de seguidores, com um salto de 90 mil,  cerca de totalizando 350 mil.

“Houve uma reação positiva. As pessoas mandam mensagens de carinho. Isso me alegra bastante”, relatou.

Vítima de racismo em outras ocasiões, a mãe do garoto decidiu não denunciar à polícia o agressor pelas mensagens de ódio.

“O que aconteceu com Adriel fez a gente questionar isso dentro de casa, tivemos um debate. Falei para não ele dar cartaz para o rapaz que mandou as mensagens. Adriel é uma criança, respondeu o que tinha que responder, como tinha que responder, e deixou o cara falar sozinho. Não deu cartaz. Se desse, criaria um ciclo de raiva. Achei a resposta dele muito linda, fiquei emocionada. O pessoal gostou e criou essa euforia toda. Falamos que ainda existem pessoas boas, que mandaram manifestações de carinho, graças ao tapa de luva que ele deu no rapaz”, declarou ao G1.

 

Veja também
+ Joice Hasselmann aparece com fraturas e diz acreditar ter sido vítima de ‘atentado’
+ Pintor é expulso de rodízio por comer 15 pratos de massa; assista
+ ‘Transo 15 vezes na semana’, diz Eduardo Costa ao revelar tratamento por vício em sexo
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Mercedes-Benz Sprinter ganha versão motorhome
+ Veja fotos de Karoline Lima, novo affair de Neymar
+ Anorexia, um transtorno alimentar que pode levar à morte
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago