Gargalos de energia dificultam expansão da AWS na Europa

Coluna: André Cardozo

Coluna que cobre temas como cloud computing, Inteligência Artificial e outras tendências do mundo da tecnologia. Editada por André Cardozo, jornalista com mais de 20 anos de experiência na cobertura de tecnologia

Gargalos de energia dificultam expansão da AWS na Europa

Gargalos de energia dificultam expansão da AWS na Europa

Há alguns dias comentamos por aqui que o Google está tendo que lidar com muita demora na entrega de energia para montar seus datacenters nos EUA. E não é só por lá que esse problema existe.

A AWS também enfrenta dificuldades em obter energia elétrica para seus datacenters na Europa, segundo Pamela MacDougall, head da área de energia da empresa para a Europa e Ásia.

Em entrevista à Reuters, Pamela disse que pode levar até sete anos para obter uma conexão de energia para datacenters no continente europeu, um tempo muito maior do que os dois anos necessários para a construção.

A executiva disse ainda que em muitos casos projetos foram descartados por falta de acesso à energia. “Há um desalinhamento. Nós queremos expandir dentro do intervalo de dois anos”, afirmou.

A questão é tão séria que levou as big techs a se unirem para criar uma associação específica para lidar com o assunto. A GIGA (Green Industrial Grids Association) tem como objetivo transformar o sistema energético europeu e acelerar o desenvolvimento de novas redes. Amazon, Microsoft, Meta, Google e Siemens são algumas das empresas que fazem parte da organização.