Há alguns dias comentamos por aqui que o Google está tendo que lidar com muita demora na entrega de energia para montar seus datacenters nos EUA. E não é só por lá que esse problema existe.
A AWS também enfrenta dificuldades em obter energia elétrica para seus datacenters na Europa, segundo Pamela MacDougall, head da área de energia da empresa para a Europa e Ásia.
Em entrevista à Reuters, Pamela disse que pode levar até sete anos para obter uma conexão de energia para datacenters no continente europeu, um tempo muito maior do que os dois anos necessários para a construção.
A executiva disse ainda que em muitos casos projetos foram descartados por falta de acesso à energia. “Há um desalinhamento. Nós queremos expandir dentro do intervalo de dois anos”, afirmou.
A questão é tão séria que levou as big techs a se unirem para criar uma associação específica para lidar com o assunto. A GIGA (Green Industrial Grids Association) tem como objetivo transformar o sistema energético europeu e acelerar o desenvolvimento de novas redes. Amazon, Microsoft, Meta, Google e Siemens são algumas das empresas que fazem parte da organização.