Candidato à releição do governo de São Paulo pelo PSDB, Rodrigo Garcia participou de uma entrevista no programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura. Entre os temas abordados, as ações policiais da região conhecida como Cracolândia, localizada no central da capital.

Questionado sobre as ações na região, que segue se movimentando por diversos lugares do centro de São Paulo, Garcia defendeu as prisões feitas por policiais, mas indicou que o problema com usuários de drogas não se restringe apenas à maior cidade do Brasil.

“Quero convidar o Ministério Público para ver a última das últimas prisões que a policial civil fez. Prenderam traficantes que vivem explorando a dependência química da Cracolândia. Nós saímos dos pequenos distribuidores de drogas para chegar no topo da cadeia”, disse o atual governador.

“A Cracolândia é um problema de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Se for em Londres, se for em Nova York, você vai encontrar Cracolândia no mundo inteiro. É importante como lidar com essa realidade. Na minha opinião é polícia para traficantes, e tratamento químico para dependentes. Existe um esforço muito grande da prefeitura sobre o tema”, seguiu.

Em 2021, segundo dados da Prefeitura de São Paulo, cerca de 600 pessoas circularam, em média, na Cracolândia. Um aumento em relação aos números de 2019 e 2020. As informações foram colhidas pelo programa Dronepol, que faz mapeamento aéreo diário da região.