A cidade de Lopburi, na Tailândia, que fica a cerca de 180 quilômetros da capital do país, sofre com a ação de “gangues” de macacos que estão às soltas pelas ruas do local. Os animais chegaram a derrubar mais de 30 cartazes anti-macacos que estavam espalhados pela área na segunda-feira, 22 de abril. As informações são do Daily Star e do Thai Rath.

Apesar da área servir como ponto turístico para observação dos animais, os espécimes descontrolados causaram descontentamento entre os moradores, o que os fez colocarem os cartazes anti-macacos em 21 de abril.

+ Menino de 10 anos morre após ter intestino arrancado em ataque de macacos

+ Briga entre “gangues de macacos” para o trânsito na Tailândia e viraliza na web

Em Lopburi, os macacos andam livremente pelas ruas, mas a convivência com os seres humanos não é pacífica. Ataques de “gangues” de animais se tornaram frequentes durante a pandemia, quando o lockdown dificultou o acesso dos espécimes à comida e gerou brigas generalizadas de primatas por alimentos.

Confira imagens da época:

Os cartazes foram colocados por moradores devido à insatisfação com a administração do Departamento Tailandês de Parques Naturais. Os cidadãos desejam que os macacos sejam realocados de Lopburi para o seu habitat natural.

Apesar disso, a cidade culturalmente possui um turismo de observação dos animais, com o evento Monkey Buffet Festival sendo realizado todos os anos no último domingo de novembro. Na ocasião, um banquete é colocado em frente às ruínas de Phra Prang Sam para que as pessoas prestigiem os primatas da área.