As inovações tecnológicas e os novos modelos de negócio influenciam o comportamento dos consumidores. Desse modo, é comum as empresas terem de revisar os processos para se adaptarem aos novos tempos.
Na década passada, o marketing digital revolucionou a maneira como as empresas se posicionam na sociedade, aproximando marcas e consumidores.
Para Rennan Rebouças, jogador e investidor profissional de CS:GO, e especialista em vendas digitais, as ferramentas tecnológicas vão exigir que as empresas sigam adotando novas práticas no ambiente online “O mundo digital está em constante transformação. As empresas precisam acompanhá-lo”, destaca.
Confira, a seguir, as principais tendências do setor para 2023, segundo o profissional.
Ascensão dos dados
As estratégicas de marketing digital estão amadurecendo. Isso significa que não se resumem mais à presença do negócio nas redes sociais. Portanto, é importante refinar as ações – e isso passa pelo uso inteligente dos dados. Com as metodologias corretas, é possível potencializar a fidelização e proporcionar uma comunicação personalizada ao cliente.
Vídeos curtos
Vivemos em um período no qual as pessoas estão interessadas em narrativas engajadoras. Contudo, o consumidor procura ideias rápidas, direcionadas e bem-humoradas. Ou seja, estamos na era dos vídeos curtos. Isso pode ser constatado pelo crescimento de plataformas como o TikToK, o que influenciou outras redes a copiarem o modelo do aplicativo chinês. Dito isso, é importante que as empresas invistam em narrativas que podem ser assimiladas rapidamente.
Vendas digitais
O comércio eletrônico continuará crescendo. Por um lado, isso traz a segurança de que as vendas online seguirão em alta, mas, por outro, percebe-se o cliente cada vez mais exigente. Por isso, é preciso oferecer uma jornada personalizada e um fluxo contínuo de comunicação e serviços com os potenciais consumidores.
Marketing de influência
Goste deles ou não, os influencers se consolidaram em meio às ações de marketing digital. Inclusive, o Brasil é o segundo país que mais segue influencers no mundo, de acordo com uma pesquisa da Nielsen. Dessa forma, é importante encontrar parceiros que favoreçam a sua marca ou o seu produto. Muitas vezes, as personalidades da internet se comunicarão com o seu público de um jeito assertivo e eficiente.