Clément d’Antibes, o torcedor mais famoso da seleção francesa, ficou inconformado com a carta que recebeu da Uefa proibindo a entrada do seu galo Balthazar nos estádios da Eurocopa, mas já avisou que tentará de tudo para que o animal símbolo do país-sede participe da festa.

“O senhor não estará autorizado a entrar nos estádios da UEFA Euro-2016 com seu galo Balthazar. Por mais que seja simpática, a presença do galo colocaria o senhor em situação delicada diante das equipes de segurança”, diz a carta, lida à AFP com muita irritação por Clément Tomaszewski, torcedor que virou ícone do futebol francês.

“Tenho 68 anos e esta é minha sexta e ultima Eurocopa”, lamentou.

Conhecido como Clément d´Antibes por ser morador da cidade de Antibes, no sul da França, Tomaszewski ficou famoso durante a Copa do Mundo de 1998, também disputada no seu país, quando mostrava seu galo nas arquibancadas, diante das câmeras do mundo inteiro.

“Minha raiva é imensa”, reclamou o torcedor, lembrando que foi um dos convidados de honra da inauguração do museu da Fifa, em Zurique, que exibe um retrato dele e do emblemático galo.

“Falam que meu galo faz parte da lenda do futebol e me proíbem de levá-lo ao estádio”, disse Clément, que assiste a todas as partidas da seleção francesa e não pretende ir ao Stade de France sem Balthazar no dia 10 de junho, no jogo de abertura, contra a Romênia.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Balthazar estará presente em todas as partidas da Euro. Se ele não entrar, eu também não entro”, ameaçou.

Clément d’Antibes já teve problemas com o animal em estádios fora da França. Ele foi até expulso de hotéis por causa da reclamação de hóspedes que ficaram furiosos ao ouvir Balthazar cantar de manhã cedo.

“No dia 8 de junho, chegarei a Paris de trem com o galo e darei um passeio no Champs Elysées e na frente da sede da federação francesa de futebol”, avisou.

“Enquanto isso, Balthazar vive feliz, com seis galinhas, no galinheiro de um amigo”, completou.

cm/mdm/pel/lg


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias