Galo da Madrugada une frevo e preservação ambiental no carnaval de SP

Bloco celebra carnaval pernambucano na capital paulista, em 17 de fevereiro

Diulgação.
Galo da Madrugada une frevo e preservação ambiental no carnaval de SP. Foto: Diulgação.

Com o tema “Frevo no Planeta Galo”, o Galo da Madrugada reverencia a cultura pernambucana e o meio ambiente em São Paulo, em desfile no dia 17 de fevereiro, no Ibirapuera, a partir das 9h. Após realizar seu 47º desfile em Recife, o maior bloco do mundo toma as ruas da capital paulista pela quinta vez unindo folia e valorização e preservação ambiental. Além das homenagens às múltiplas faces e à riqueza das manifestações culturais pernambucanas, o Galo vai ressaltar a importância das práticas sustentáveis – já colocadas em prática pela agremiação nos últimos carnavais –  e exaltar as riquezas da fauna e flora brasileira.

“É um tema, realmente, muito rico, com o qual queremos chamar a atenção de todos sobre o dever que temos de zelar mais pelo nosso planeta, nosso meio ambiente, nossos rios, mares, fauna e flora. Temos que estar preocupados com tudo isso”, afirma Rômulo Meneses, presidente do Galo. Uma das formas, segundo Rômulo, que o bloco irá utilizar para transmitir a mensagem aos foliões será por meio das alegorias: “todos os carros alegóricos estarão pautados nessa temática central e vão tanto exaltar nossas riquezas naturais quanto destacar alternativas de redução de impactos ambientais, como a reciclagem e as chamadas energias limpas e renováveis, sob a responsabilidade dos artistas plásticos Sandro Nóbrega e André Menezes”, adianta.

Carnavalesco do Galo da Madrugada e um dos responsáveis pela confecção das fantasias dos destaques que desfilam nas alegorias, Francisco Câmara promete levar ao desfile a beleza e o colorido das nossas riquezas naturais, sem esquecer da mensagem de preservação. “Trazer esse tema para o carnaval é, ao mesmo tempo, exaltar as maravilhas do planeta Terra, um planeta azul, um planeta verde e de vida, e também mostrar aos brincantes, de forma lúdica, a importância da sustentabilidade e do que queremos deixar para as gerações futuras”.

“É importante ressaltar que toda essa preocupação, por parte do Galo, não estará concentrada apenas no carnaval. Queremos pautar isso o ano inteiro e uma das ações, nesse sentido, será o plantio de mudas de pau-brasil e ipê amarelo que pretendemos realizar em áreas do Centro do Recife, e exemplo da Praça Sérgio Loreto, como forma de estimular a população a que também se conscientize sobre esse tema”, destaca Rômulo.

A identidade visual do tema “Frevo no Planeta Galo” surge, literalmente, a partir da sustentabilidade, já que toma como ponto de partida esculturas 3D criadas pelo artista plástico recifense André Menezes – todas confeccionadas com materiais recicláveis.

“Fizemos um Galo com suas asas abraçando o planeta, representando esse compromisso do bloco com a sustentabilidade e as questões sociais. Utilizamos resíduos como garrafa et, vasilhame de água sanitária, isopor, papelão e jornal”, conta André. O artista, que começou suas primeiras experiências em transformar recicláveis em arte ainda criança, aos oito anos de idade, frisa a importância da preocupação do Galo em trazer, este ano, um recado de preservação do meio ambiente já a partir de sua identidade visual: “é uma mensagem de amor ao próximo, de cuidar do planeta, hoje, para que ele dure ainda mais. É levar alegria aos foliões e, ao mesmo tempo, fazer um desfile que conscientize e traga, ele próprio, elementos recicláveis”.

“Todos os resíduos sólidos que foram adquiridos durante o desfile do Galo, hoje, vão se tornar a base para a transformação do tema.Toda a identidade visual do Galo 2026 vai vir dos resíduos sólidos coletados no desfile. Isso é a realização de um sonho pra gente”, acrescenta Guilherme.

Para César Pacci, diretor e um dos fundadores da Oficina, plataforma que realiza o bloco em São Paulo em parceria com o Galo da Madrugada, Ministério da Cultura e Governo Federal, trazer conscientização para a celebração é uma missão contínua do Galo. “O desfile do Galo da Madrugada em São Paulo mostra que é possível unir festa, identidade cultural e compromisso ambiental. O frevo ocupa o espaço urbano como celebração e com a mensagem de que preservar o meio ambiente é uma responsabilidade coletiva. Essa missão vai além do dia do desfile, em um intercâmbio cultural vivo, que valoriza a tradição pernambucana, reforça a dimensão nacional do Galo e deixa um legado de reflexão sobre sustentabilidade, gestão de resíduos e cuidado com a cidade. Ocupar simbolicamente o Ibirapuera com o tema ‘Frevo no Planeta Galo’ reafirma o papel do bloco como agente cultural e ambiental, mostrando que cultura popular e práticas sustentáveis caminham juntas.”, analisa.

INTERCÂMBIO CULTURAL

A agremiação é considerada o maior bloco do planeta pelo Guinness Book – o Livro dos Recordes – desde 1994. No carnaval de 2023, bateu o seu próprio recorde de público e reuniu mais de 2,5 milhões de foliões nas ruas do Centro do Recife. Em 2026, promete manter o título mundial e saudar as expressões culturais do Estado.

Para isso, o Galo pretende tornar ainda mais forte o intercâmbio cultural que já tem promovido nos últimos anos. Fundado em 1978, com o intuito de trazer de volta às ruas do Recife as tradições do carnaval de rua – então escasso naquela época -, o Galo da Madrugada já homenageou, ao longo dos seus 47 anos de existência e 46 desfiles, personalidades pernambucanas como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna, Carlos Fernando, Chico Science, Alceu Valença / Jota Michiles, J. Borges, Enéas Freire – idealizador e fundador do bloco-, Ary Nóbrega, Claudionor Germano e Reginaldo Rossi.

O desfile 2026 do Galo da Madrugada em São Paulo conta com o patrocínio master do Ministério da Cultura e Esportes da Sorte e patrocínio Pitú e Cateno. O Galo na capital paulista tem realização de Oficina, Galo da Madrugada e Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO:

DESFILE BLOCO GALO DA MADRUGADA 2026 (17/02) – Circuito do Ibirapuera/SP

Tema: “FREVO NO PLANETA GALO”

Data: 17 de fevereiro (terça-feira) de 2026

Horário: a partir das 9h

Onde: Circuito Ibirapuera: do Obelisco ao Monumento às Bandeiras (Empurra-empurra) 

Horários

9h: CONCENTRAÇÃO 

10h às 14h: DESFILE PELA AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL (DO OBELISCO DO IBIRAPUERA ATÉ O MONUMENTO ÀS BANDEIRAS)

Patrocinadores Master/ APRESENTA: Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura e Esportes da Sorte

Patrocínio: Pitu + Cateno 

Realização: Oficina, Galo da Madrugada e Ministério da Cultura e Governo Federal

Entrada Franca

Ambulâncias

Efetivo de Segurança Particular / Cordeiros

Efetivo da Polícia Militar

Efetivo de Brigadistas

Banheiros Químicos, dispostos nos canteiros e calçadas, ao longo do trajeto

Lixeiras

Equipes de limpezas e Cooperativas de Reciclagem

Bloqueio e acompanhamento da CET

Oficina

Site: http://www.oficina.etc.br/

Facebook: @oficina.etc

Instagram: @oficina.etc.oficial