A tradicional Subida do Galo ocorreu na noite desta quarta-feira, marcando a abertura oficial do Carnaval do Recife. A escultura gigante do Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo mundo, ficará ate o final dos festejos no centro da Ponte Duarte Coelho.
São 32 metros de altura entre o chão e a crista do Galo. A alegoria foi feita neste ano de material de reciclagem e pela primeira vez traz um coração luminoso.
O Galo da Madrugada desfila neste sábado a partir das 9h ao longo de 6,5 km de percurso. Presente no evento, o prefeito João Campos (PSB) afirmou que o presidente Lula virá neste ano para ver o Galo.
Freva-se pic.twitter.com/udTQDvKMh0
— darlanalv (@darlanalv) February 11, 2026
Homenagem a um ícone da música
No desfile deste ano, o Galo celebra a trajetória de Marcelo Melo, fundador do Quinteto Violado. O músico, que completa 80 anos, desfilará no carro abre-alas, simbolizando a valorização dos ritmos locais como o frevo e o maracatu.
Galo da Madrugada sobe pela primeira vez com coração luminoso e abre Carnaval do Recife pic.twitter.com/pmLO9t7Wrg
— darlanalv (@darlanalv) February 11, 2026
Carnaval verde: redução de impactos e reciclagem
O compromisso com o meio ambiente será visível desde a confecção das alegorias até a gestão de resíduos.
Alegorias recicláveis: Carros como o “Abre-alas” e “Energia Limpa” foram produzidos com materiais reaproveitados, como garrafas PET, CDs e papelão;
Galo de Parintins: Uma sexta alegoria, assinada por artistas do Amazonas, traz movimentos complexos para representar a “Fauna e Flora”;
Créditos de carbono: O bloco compensará 100% dos gases de efeito estufa gerados pelo desfile e pela montagem do Galo Gigante na Ponte Duarte Coelho.
Bloco dos Catadores: Cerca de 300 profissionais da reciclagem darão suporte ao evento, incluindo uma ala própria com coletores-desfilantes.
Inclusão e acessibilidade
Pelo segundo ano, a Ala da Acessibilidade garante a participação democrática de pessoas com deficiência. O grupo contará com o “Trio da Acessibilidade”, oferecendo recursos como audiodescrição e intérpretes de Libras para cerca de 300 participantes estimados.
Onde e quando acompanhar o Galo
Data e hora: sábado, 14 de fevereiro de 2026, às 9h;
Percurso: 6,5 km atravessando vias como a Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto e Avenida Guararapes, com dispersão na Rua do Imperador;
Atrações Confirmadas: Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Elba Ramalho, Priscila Senna, Raphaela Santos, Michelle Melo e Maestro Spok.
Depois de sábado
Pinto da Madrugada: a versão infantil desfila na terça-feira (17/2) com o Palhaço Chocolate e recreadores na Praça Sérgio Loreto;
Galo em São Paulo: pelo quinto ano, o bloco anima a capital paulista na terça de carnaval, saindo do Obelisco do Ibirapuera para um público estimado em até 500 mil pessoas.