O Galo da Madrugada, símbolo do Carnaval do Recife, desfile neste sábado, 14, a partir das 9h, e espera reunir um público de mais de 2,5 milhões de pessoas. Ao todo, serão 30 trios elétricos, além de carros-alegóricos que percorrerão um percurso de 6,5 km ao longo de cerca de 9 horas de festa.
+ Onde e quando acompanhar o Galo
Veja abaixo 7 curiosidades sobre o maior bloco de rua do mundo, segundo o Guinness Book:
É bloco, mas também desfile e tem trio elétrico
O Galo da Madrugada foi fundado em 1978 por um grupo de amigos e familiares para reviver o carnaval de rua do Recife e oferecer uma alternativa. O Clube de Máscaras O Galo da Madrugada saiu às ruas pela primeira vez em 4 de fevereiro daquele mesmo ano, com apenas cerca de 75 integrantes.
O bloco cresceu e em 1984 chegaram os trios elétricos. Na sequência, vieram os camarotes.
Atualmente, o desfile segue por um percurso de cerca de 6,5 km, percorrendo vias do Centro do Recife, como Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol.
Entre os artistas presentes no desfile deste ano estão Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Gustavo
Travassos, Nonô Germano, Michelle Melo, Bia Villa-Chan e os maestros Spok e Forró. Raphaela Santos — em sua estreia no Galo — e Priscila Senna também marcam presença, assim como a paraibana e já veterana no bloco Elba Ramalho.
Tem carro-alegórico e tema para cada ano
São diferentes trios elétricos e ritmos, mas o desfile traz um tema diferente a cada Carnaval. Neste ano, o Galo da Madrugada leva a mensagem da importância da preservação do planeta com o tema “Frevo no Planeta Galo”.
Serão 6 alegorias em 2026, com dimensões que variam entre oito e doze metros de comprimento por três de largura. O abre-alas virá com uma escultura de um galo com seis metros de altura com as asas abertas — a maior da história da alegoria.
Galo não sai de madrugada
Apesar do nome, o desfile do Galo da Madrugada começa às 9h do sábado de Carnaval.
Antes do início do desfile, a partir das 7h, ocorre o chamado Café da Manhã do Galo da Madrugada, com convidados e autoridades, no Forte das Cinco Pontas.
A largada acontece com uma queima de fogos em cinco pontos diferentes do Bairro de São José- entre eles, o próprio Forte das Cinco Pontas, Avenida Sul e sede do Galo – e com duração de cinco minutos anunciam aos foliões o início do desfile.
Maior bloco de rua do mundo
No início da década de 1990, já falava-se que o Galo da Madrugada atingira a marca de um milhão de foliões. O reconhecimento veio em 1994, com a entrada da agremiação no livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo.
Em comemoração ao título, a Prefeitura do Recife instalou em 1995 uma escultura o Galo — com 23 metros de altura e três toneladas — no Rio Capibaribe. Em 1996, o monumento passou a ocupar a Ponte Duarte Coelho, tradição mantida até hoje.
Em 2009, o Galo da Madrugada alcançou um novo recorde: 2 milhões de foliões. Em 2024, quando homenageou o cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi, reuniu mais de 2,5 milhões de foliões.
Ver essa foto no Instagram
Galo sobe, mas fica parado em Ponte
O galo gigante no meio da Ponte Duarte Coelho é uma das imagens mais conhecidas do bloco. A escultura é montada num guindaste e fica estacionada no local até o término dos festejos.
O galo fica parado, mas a sua erguida no guindaste se transformou no evento de abertura oficial do Carnaval do Recife, e há 3 anos ocorre sempre na quarta-feira que antecede a folia.
Pesando quase três vezes mais em relação à pioneira de quase três décadas atrás, a é assinada pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega. São 32 metros de altura entre o chão e a crista do Galo. Neste ano, pela primeira traz um coração luminoso, em uma homenagem a Dom Helder Câmara, o “Dom da Paz”.

Patrocínio e empregos
Atualmente, estima-se que o Galo da Madrugada gere cerca de 4,5 mil oportunidades diretas de geração de renda, além dos trabalhos indiretos.
O desfile 2026 conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco.
Entre os patrocinadores privados, o mais onipresente no desfile é a bet Esportes da Sorte, sediada no Estado. Os outros principais parceiros são Amstel, Bradesco, Seara, Cateno, Azul Linhas Aéreas, Vivo, Ala, Pneu Drive, Jeep, Pitú, O Boticário, Brasilgás, Esmaltec, Indaiá, Rádio Recife, Fecomércio e Suape.
Galo da Madrugada em São Paulo
Pelo quinto ano, o maior bloco do mundo irá animar o Carnaval de São Paulo. O cortejo acontece na terça-feira, 17, das 10h às 14h e segue pela Avenida Pedro Álvares Cabral — do Obelisco do Ibirapuera até o Monumento às Bandeiras.
O Galo da Madrugada terá dois trios elétricos, alegorias e um corpo artístico de 200 pessoas, entre passistas, orquestras, maracatus, palhaços, clarins e porta-estandarte.