Galo da Madrugada não sai de madrugada e está no Guinness; veja 7 fatos do desfile

Bloco sai neste sábado, 14, no Recife e espera reunir mais de 2,5 milhões de pessoas ao longo dos 6,5 km de percurso

Galo da Madrugada instala todo ano escultura gigante no meio da Ponte Duarte Coelho
Galo da Madrugada instala todo ano escultura gigante no meio da Ponte Duarte Coelho Foto: Darlan Alvarenga/IstoÉ

O Galo da Madrugada, símbolo do Carnaval do Recife, desfile neste sábado, 14, a partir das 9h, e espera reunir um público de mais de 2,5 milhões de pessoas. Ao todo, serão 30 trios elétricos, além de carros-alegóricos que percorrerão um percurso de 6,5 km ao longo de cerca de 9 horas de festa.

+ Onde e quando acompanhar o Galo

Veja abaixo 7 curiosidades sobre o maior bloco de rua do mundo, segundo o Guinness Book:

É bloco, mas também desfile e tem trio elétrico

O Galo da Madrugada foi fundado em 1978 por um grupo de amigos e familiares para reviver o carnaval de rua do Recife e oferecer uma alternativa. O Clube de Máscaras O Galo da Madrugada saiu às ruas pela primeira vez em 4 de fevereiro daquele mesmo ano, com apenas cerca de 75 integrantes.

O bloco cresceu e em 1984 chegaram os trios elétricos. Na sequência, vieram os camarotes.

Atualmente, o desfile segue por um percurso de cerca de 6,5 km, percorrendo vias do Centro do Recife, como Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol.

Entre os artistas presentes no desfile deste ano estão Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Geraldinho Lins, Gustavo
Travassos, Nonô Germano, Michelle Melo, Bia Villa-Chan e os maestros Spok e Forró. Raphaela Santos — em sua estreia no Galo — e Priscila Senna também marcam presença, assim como a paraibana e já veterana no bloco Elba Ramalho.

Tem carro-alegórico e tema para cada ano

São diferentes trios elétricos e ritmos, mas o desfile traz um tema diferente a cada Carnaval. Neste ano, o Galo da Madrugada leva a mensagem da importância da preservação do planeta com o tema “Frevo no Planeta Galo”.

Serão 6 alegorias em 2026, com dimensões que variam entre oito e doze metros de comprimento por três de largura. O abre-alas virá com uma escultura de um galo com seis metros de altura com as asas abertas — a maior da história da alegoria.

Galo não sai de madrugada

Apesar do nome, o desfile do Galo da Madrugada começa às 9h do sábado de Carnaval.

Antes do início do desfile, a partir das 7h, ocorre o chamado Café da Manhã do Galo da Madrugada, com convidados e autoridades, no Forte das Cinco Pontas.

A largada acontece com uma queima de fogos em cinco pontos diferentes do Bairro de São José- entre eles, o próprio Forte das Cinco Pontas, Avenida Sul e sede do Galo – e com duração de cinco minutos anunciam aos foliões o início do desfile.

Maior bloco de rua do mundo

No início da década de 1990, já falava-se que o Galo da Madrugada atingira a marca de um milhão de foliões. O reconhecimento veio em 1994, com a entrada da agremiação no livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo.

Em comemoração ao título, a Prefeitura do Recife instalou em 1995 uma escultura o Galo — com 23 metros de altura e três toneladas — no Rio Capibaribe. Em 1996, o monumento passou a ocupar a Ponte Duarte Coelho, tradição mantida até hoje.

Em 2009, o Galo da Madrugada alcançou um novo recorde: 2 milhões de foliões. Em 2024, quando homenageou o cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi, reuniu mais de 2,5 milhões de foliões.

Galo sobe, mas fica parado em Ponte

O galo gigante no meio da Ponte Duarte Coelho é uma das imagens mais conhecidas do bloco. A escultura é montada num guindaste e fica estacionada no local até o término dos festejos.

O galo fica parado, mas a sua erguida no guindaste se transformou no evento de abertura oficial do Carnaval do Recife, e há 3 anos ocorre sempre na quarta-feira que antecede a folia.

Pesando quase três vezes mais em relação à pioneira de quase três décadas atrás, a é assinada pelo artista plástico Leopoldo Nóbrega. São 32 metros de altura entre o chão e a crista do Galo. Neste ano, pela primeira traz um coração luminoso, em uma homenagem a Dom Helder Câmara, o “Dom da Paz”.

Patrocínio e empregos

Atualmente, estima-se que o Galo da Madrugada gere cerca de 4,5 mil oportunidades diretas de geração de renda, além dos trabalhos indiretos.

O desfile 2026 conta com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco.

Entre os patrocinadores privados, o mais onipresente no desfile é a bet Esportes da Sorte, sediada no Estado. Os outros principais parceiros são Amstel,  Bradesco, Seara, Cateno, Azul Linhas Aéreas, Vivo, Ala, Pneu Drive, Jeep, Pitú, O Boticário, Brasilgás, Esmaltec, Indaiá, Rádio Recife, Fecomércio e Suape.

Galo da Madrugada em São Paulo

Pelo quinto ano, o maior bloco do mundo irá animar o Carnaval de São Paulo. O cortejo acontece na terça-feira, 17, das 10h às 14h e segue pela Avenida Pedro Álvares Cabral — do Obelisco do Ibirapuera até o Monumento às Bandeiras.

O Galo da Madrugada terá dois trios elétricos, alegorias e um corpo artístico de 200 pessoas, entre passistas, orquestras, maracatus, palhaços, clarins e porta-estandarte.