A atriz Gabriela Duarte, de 51 anos, publicou um vídeo de desculpas na terça-feira, 23, após a polêmica gerada por uma postagem em seu Instagram. Ela havia compartilhado um conteúdo que chamava Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque de “exército de artistas decadentes” e que, sem apresentar provas, afirmava que os músicos teriam recebido recursos públicos para participar do protesto contra a PEC da Blindagem, ocorrido no último domingo, 21, no Rio de Janeiro.
O ato contou com a presença de diversos nomes da música brasileira, como Djavan, Lenine, Ivan Lins, Geraldo Azevedo, Maria Gadú, Frejat e Marina Sena. A condução do evento ficou a cargo de Caetano Veloso, com organização de sua esposa, Paula Lavigne. Nenhum dos artistas recebeu cachê pelas apresentações.
Diante da repercussão negativa, Gabriela excluiu a publicação e se pronunciou. “Hoje vivi uma das situações mais absurdas da minha vida. Só agora percebi que compartilhei algo de cunho político. Fiquei em choque, porque não tinha intenção nenhuma de postar aquilo. Foi como se tivesse apertado um botão sem saber”, afirmou.
Na sequência, reconheceu o erro: “Se tiver que pedir desculpas, eu peço. Errei. Aos 51 anos, ainda não sei lidar direito com esse universo digital e com o Instagram”.
Ela também reforçou que não costuma se envolver em debates políticos em suas redes e ressaltou o respeito pelos músicos citados: “Jamais usei meu perfil para falar de política, e não seria assim que eu iria começar, muito menos atacando pessoas que admiro tanto”.
A situação ganhou ainda mais repercussão por conta do histórico de sua família. Regina Duarte, mãe de Gabriela, foi ministra da Cultura no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e continua apoiadora de sua gestão.
Assista ao vídeo:
Gabriela Duarte citou esse meu tweet pra comentar sobre a situação. Disse que não sabia que havia repostado os vídeos, que provavelmente ela clicou em algo por engano, que não usa as redes sociais pra isso e que jamais falaria assim de artistas que ela tanto admira como Gil,… https://t.co/q14uMdbDPo pic.twitter.com/iHbfI2vHmO
— Dan Pimpão (@DanPimpao) September 23, 2025