Líder do ranking do Circuito Mundial de Surf e buscando seu bicampeonato no torneio, Gabriel Medina foi eleito por ISTOÉ como ‘Brasileiro do Ano’ na categoria Esporte em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (3). Por vídeo – ele não pode estar presente na entrega do prêmio por compromissos na agenda visando a disputa da etapa de Pipeline, no Havaí, mas enviou a mãe, Simone, para o representar – o atleta agradeceu pela conquista.

“Estou muito feliz em receber esse prêmio. Infelizmente estou no Havaí me preparando para a etapa final do Circuito Mundial, mas quero agradecer por essa conquista porque me sinto honrado em poder representar os esportistas do nosso País”, disse o surfista.

Medina só depende dele próprio para trazer seu segundo título para o Brasil. Se chegar às finais, independentemente dos resultados de seus concorrentes, ele conquista o campeonato.

Aos 24 anos, Medina é, de longe, o surfista mais popular no atual Circuito Mundial de Surfe, se levarmos em conta seu desempenho nas mídias sociais. Seus 6,4 milhões de seguidores no Instagram somam mais do que os de Kelly Slater, maior surfista profissional da história do surf, e John John Florence, bicampeão mundial, juntos. Medina é considerado um herói nacional graças ao título mundial que conquistou em 2014. Foi o primeiro campeão cuja língua materna não é o inglês.