Favorito a conquistar medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Gabriel Medina estreou neste sábado (24) e teve um bom desempenho. Ele liderou a quinta bateria do dia e se classificou para as oitavas de final. Mais cedo, o também brasileiro Ítalo Ferreira também tinha avançado como líder da chave, o que significa que agora eles estão em chaves opostas e só vão poder se enfrentar valendo medalha. É a primeira vez que o surfe aparece na história dos Jogos Olímpicos.
+ Felipe Gustavo estreia o skate nas Olimpíadas, começa bem, mas decepciona no final
+ Brasileiro Kelvin Hoefler se destaca e fica perto da final no skate street
+ Corredor brasileiro detona atletas por causa de som alto e fica ‘tremendo de raiva’
Medina enfrentou o francês Michel Bourez e o alemão Leon Glatzer na bateria. O primeiro até assumiu a liderança no começo e ficou na frente de Medina em alguns momentos. Mas no final o brasileiro conseguiu encaixar as melhores manobras e saiu com a maior soma de notas, 12.23.
Bourez ficou com a nota final 10.10 e também se classificou. Já Glatzer terá que disputar uma repescagem com outros atletas não classificados nas baterias anteriores. Nesta repescagem também estarão 2 atletas que geravam grandes expectativas, mas decepcionaram: o australiano Julian Wilson e o americano John John Florence.
Ítalo classificado
Ítalo disputou a 1ª bateria do dia com outros 3 atletas e ficou na 1ª posição, com nota total 13.67. O japonês Hiroto Ohhara, que ficou em 2º lugar, somou 11.40 e também avançou direto pra próxima fase.
Já o italiano Leonardo Fioravanti (9.43) e o argentino Leandro Usuna (8.27) terão que disputar uma repescagem para tentar seguir na disputa.
Outras baterias
Na segunda bateria, Kanoa Igarashi liderou a disputa, com 12.77. Miguel Tudela, do Peru, avançou em segundo, com 10.67. Já o neozelandês Billy Stairmand (9.97) e o francês Jeremy Flores (7.63) terão que disputar a repescagem.
Na terceira bateria, o peruano Lucca Mesinas (11.40) e o americano Kolohe Andino (10.27) se classificaram. O indonésio Rio Waida (9.96) e o australiano Julian Wilson (7.50) terão que disputar a repescagem.
Na quarta bateria, o australiano Owen Wright (10.40) e o marroquino Ramzi Boukhiam (10.23) se classificaram diretamente. O americano John John Florence (8.37) e o chileno Manuel Selman (5.86) terão que disputar a repescagem.