Nesta quinta-feira, 29, o nadador brasileiro Gabriel Bandeira conquistou a medalha de bronze nos 100 metros borboleta S14 (para atletas com deficiência intelectual) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na França. O pódio foi completado pelo dinamarquês Alexander Hillhouse e pelo britânico William Ellard, que ficaram com ouro e prata, respectivamente.

Gabriel foi as piscinas parisienses em busca de manter o título na prova, conquistado nos Jogos de Tóquio 2020. No Japão, Gabriel também conquistou duas pratas (200 m medley SM14 e 200 m livre S14) e um bronze ( 4×100 m livre S14). Agora o brasileiro soma 5 medalhas olímpicas.

Ao sair da piscina, Gabriel falou com a equipe do SporTV, do Grupo Globo, e comentou sobre sua performance: “A prova não encaixou e treinar para próxima. Era a prova que eu tinha mais chance de ouro, levei o bronze. Mas esporte é isso. Ainda tenho quatro provas pela frente. Não estou feliz com o resultado, mas não posso deixar isso me abalar”, desabafou.

Com a conquista de Bandeira, o Brasil já soma duas medalhas Paralímpicas em Paris. Mais cedo, Gabrielzinho conquistou a medalha de ouro na prova dos 100m costas na categoria S2 (classe para atletas com grandes limitações físico-motoras).