O atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso por dois anos devido a uma tentativa de fraude durante um exame antidoping no ano passado, informou o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) nesta segunda-feira (25).

“O atleta mencionado foi julgado hoje pelo Pleno TJD-AD e, por maioria de votos, decidiu-se pela ocorrência da violação à regra antidopagem de fraude”, indicou a corte em um comunicado enviado à AFP.

A punição, contra a qual cabe recurso, começou a valer a partir do dia 8 de abril de 2023, quando ocorreram os fatos, acrescenta a nota.

Na ocasião, o Flamengo se preparava para o jogo de volta da final do Campeonato Carioca, no qual foi derrotado por 4 a 1 para o Fluminense.

O jogador, de 27 anos, foi denunciado em dezembro por supostamente ter dificultado um exame antidoping surpresa no centro de treinamento do clube.

Segundo a denúncia, Gabigol não cumpriu o horário do teste, desrespeitou os responsáveis pelo procedimento e não seguiu suas instruções.

Seus companheiros de time fizeram o exame às 10h, enquanto ele ignorou o chamado e só compareceu para a coleta depois do almoço, de acordo com a acusação.

Quando finalmente chegou ao local do teste, segundo relatos, ficou incomodado porque um oficial o acompanhou até o banheiro. Além disso, ele não respeitou o protocolo de coleta da amostra.

“O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares”, escreveu a assessoria de Gabigol em nota divulgada em dezembro.

raa/app/ol/cb/am