Gabeu revela referências de NX Zero, Fresno e Pitty em nova versão de ‘Telefone Mudo’

Cantor mistura memórias pessoais e nomes do rock para reinventar clássico do Trio Parada Dura

Divulgação
Gabeu se prepara para lançar uma releitura de “Telefone Mudo” Foto: Divulgação

O cantor Gabeu se prepara para lançar uma releitura de “Telefone Mudo”, clássico eternizado pelo Trio Parada Dura. A faixa, que ganha agora uma versão emo, marca o terceiro lançamento do EP ROCK BRAVO, projeto que revisita modas caipiras em sonoridades inéditas.

Para além da tradição sertaneja, o artista buscou referências que atravessam diferentes gerações do rock, desde o emo nacional dos anos 2000 até nomes da cena internacional.

“De coisas mais atuais, eu escuto muito Willow Smith e Yungblud. Eu adoro o trabalho deles, o som e a persona que eles constroem dentro desse universo do rock. Mas também confesso que fui atrás de referências mais antigas para tentar construir a identidade sonora não só nesse single, mas no ROCK BRAVO como um todo”, diz.

Segundo o artista, o mergulho mais profundo veio da retomada de referências que marcaram a cena brasileira de duas décadas atrás. “Nomes como NX Zero, Fresno e Pitty foram os que mais estiveram nas minhas playlists nesse processo, porque eu quis entender melhor e trazer a essência do rock dos anos 2000 para o meu trabalho”, conta.

A revisitação de referências passou ainda por nomes internacionais. Gabeu revela que Avril Lavigne, Simple Plan e Green Day, mesmo não sendo parte central de sua formação musical, voltaram a inspirá-lo nesse novo trabalho.

“São artistas que, na minha infância, eu lembro de ter ouvido algumas músicas. Não cheguei a conhecer a discografia inteira, porque não era o meu repertório principal, mas em algum momento eu passei por eles e gostei do que ouvi. Agora, nesse processo, pensei: “vamos voltar ali naquele lugar e ‘cavucar’ um pouquinho mais”, declara.

O novo single será disponibilizado no dia 18 de setembro, em todas as plataformas digitais.