G20 prorroga congelamento de dívidas de países pobres

NOVA YORK, 14 OUT (ANSA) – O G20 estendeu por mais seis meses o congelamento das dívidas de países pobres, que havia sido aprovado em 15 de abril, com validade inicial até o fim de 2020.   

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (14) e tem como objetivo aliviar a carga financeira sobre nações com menos recursos para combater a pandemia do novo coronavírus. A suspensão foi prorrogada até 30 de junho de 2021, com possibilidade de nova extensão até o fim do ano que vem.   

“Os ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20 acabam de concordar em estender a Iniciativa de Suspensão dos Serviços de Dívidas [DSSI, na sigla em inglês] por um período adicional de seis meses para apoiar os países mais vulneráveis em sua luta contra a pandemia de Covid-19”, diz uma mensagem postada pelo grupo no Twitter.   

Até o momento, o DSSI já recebeu 46 pedidos para suspensão de dívidas, a maioria de nações africanas. O G20 inclui África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Reino Unido, Turquia e União Europeia. (ANSA).