Chapada dos Guimarães, MT, 13 – O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, transferiu a presidência do grupo de trabalho da Agricultura do G20 para a África do Sul, que presidirá o colegiado temporariamente em 2025. “Temos os mesmos objetivos em relação ao desenvolvimento sustentável da agricultura. Temos confiança de que, com a liderança sul-africana, teremos perspectivas inovadoras e que fortalecerá a continuidade das ações globais em busca de um futuro mais seguro e sustentável”, disse Fávaro no encerramento das reuniões ministeriais do grupo.

Ele agradeceu aos demais países membros do G20 pelo consenso global em torno de um tema tão crucial, como agricultura e segurança alimentar. “Sigamos unidos em nossos propósitos comuns de transformar os nossos sistemas alimentares e agricultura, garantindo um futuro próspero e segurança a todas as ações”, concluiu Favaro.

A vice-ministra de Agricultura da África do Sul, Rosemary Nokuzola Capa, afirmou que é “simbólico” para o país assumir a presidência do grupo no ano que vem.

Além do Brasil e da África do Sul, integram o G20 União Europeia, União Africana, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

*A jornalista viaja a convite da JBS.