Os futuros de petróleo operam em baixa nesta manhã, mantendo a tendência vista ao longo da madrugada, com os operadores realizando lucros após a commodity acumular fortes ganhos na semana passada.

Na última semana, o WTI, negociado na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent, da IntercontinentalExchange (ICE), registraram valorização de cerca de 8,3% e 4,7%, respectivamente.

Os ganhos da semana passada vieram em meio a uma greve de três dias de trabalhadores da indústria petrolífera do Kuwait, que reduziu drasticamente a produção local, e esperanças de que o excesso de oferta global começará a diminuir nos próximos meses. Esses fatores se sobrepuseram à decepção com a o fracasso de grandes produtores em fechar um acordo para o congelamento da produção, durante reunião em Doha (Catar), no último dia 17.

“Os preços (de hoje) estão caindo por causa de realização de lucros”, comentou Gao Jian, analista de petróleo da SCI International. “Sem qualquer grande notícia ou catalisador, os preços vão oscilar no curto prazo.”

Durante a semana, a atenção vai se voltar para a decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), na quarta-feira. Não há expectativa de novidades do Fed, mas o BC norte-americano deverá apresentar uma perspectiva da economia dos EUA e poderá dar sinais de quando planeja voltar a elevar juros. As indicações do Fed costumam repercutir em todos os mercados financeiros, incluindo os de commodities.

Às 8h06 (de Brasília), o petróleo WTI para junho negociado na Nymex caía 0,85%, a US$ 43,36 por barril, enquanto o Brent para o mesmo mês recuava 0,55% na ICE, a US$ 44,86 por barril. Fonte: Dow Jones Newswires.