Em um gesto de nobreza e apoio, o Santos Futebol Clube abriu suas instalações nesta quarta-feira, 23, e recebeu Luiz Eduardo Bertoldo, um garoto de apenas 11 anos que viralizou na internet após denunciar um caso de racismo durante um jogo de futebol em Caldas Novas (GO), no dia 16 de dezembro.

O menino foi ofendido diversas vezes pelo treinador da equipe rival e após a partida desabou em lágrimas. O caso do jovem gerou comoção nacional.

Craques do futebol brasileiro, como Marinho e Solteldo, do Santos, entre outras estrelas, fizeram questão de apoiar Luiz Eduardo. Além de conhecer as instalações do peixe, o garoto foi convidado a realizar testes nas categorias de base do time em janeiro de 2021. Outras equipes como Fluminense, Vasco, Botafogo e Cruzeiro também convidarem Luiz para conhecer suas estruturas e passar por avaliações.

O Corinthians resolveu fazer uma homenagem diferente e durante a partida contra o Goiás, nesta segunda-feira, 21, pelo Campeonato Brasileiro, todos os jogadores entraram em campo com o nome de Luiz Eduardo em suas camisas. Além disso, o clube também usou suas redes sociais para falar sobre a importância de coibir o preconceito.

O gesto das equipes brasileiras reforça que não há mais espaço para o racismo, seja dentro ou fora do esporte.