A Liga Alemã de Futebol (DFL) está “disposta” a retomar suas atividades em 9 de maio, com os jogos sendo disputados com portões fechados, se receber o aval das autoridades, afirmou nesta quinta-feira (23) o presidente da entidade, Christian Seifert.

Após uma reunião por videoconferências com os representantes dos 36 clubes da primeira e segunda divisões da Alemanha, Seifert afirmou que a competição estava em condições de ser retomada, depois de ser suspensa em meados de março devido à pandemia do coronavírus.

A Bundesliga é a primeira das grandes ligas europeias, todas suspensas desde meados de março, a apresentar um calendário para o reinício da competição, seguindo a diretriz da Uefa de concluir os campeonatos nacionais e continentais até agosto.

O esperado anúncio do futebol alemão poderia abrir o caminho para que que outros países façam o mesmo, limitados pelos imperativos sanitários e pela necessidade de concluir a temporada para receber o dinheiro dos direitos de transmissão, indispensável para sua sobrevivência econômica.

A DFL afirmou nesta quinta-feira ter recebido as garantias do pagamento dos direitos de televisão, com um valor estimado em 300 milhões de euros, o que garantiria a liquidez dos clubes profissionais até 30 de junho.

A confirmação da disputa das últimas nove rodadas do Campeonato Alemão dependerá agora do aval das autoridades políticas alemãs.

Duas das principais autoridades dos ‘Länder’ (estados federados) alemães, os conservadores Armin Laschet e Markus Söder, já haviam cogitado na segunda-feira (20) a possibilidade do futebol voltar no país em 9 de maio, mas sem torcidas nos estádios.

A Alemanha sofre em menor escala o impacto da pandemia em relação a vizinhos europeus como Itália, França ou Espanha, mas aglomerações públicas estão proibidas no país até 31 de agosto.

ryj-tba/jed/pm/psr/am