Com fortes ventos, o furacão Norma continuava se aproximando, na manhã deste sábado (21), da turística península da Baixa Califórnia, no noroeste do México, onde deverá impactar durante o dia, informaram autoridades.

O furacão, de categoria 2 na escala Saffir-Simpson (que vai até 5), estava a a 65 km a sudoeste do turístico Cabo San Lucas, com ventos sustentados de 175 km/h em direção ao norte e deslocamento a 15 km/h, segundo um relatório do Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) dos Estados Unidos neste sábado.

Norma, cujos ventos ultrapassaram os 250 km/h na quinta-feira (categoria 4), tem força para causar “inundações repentinas”, alertou o NHC, prevendo que atingirá a costa mexicana nas próximas horas.

Trabalhadores de hotéis na região recomendaram aos turistas que permanecessem “completamente protegidos” em seus quartos “até receberem outra indicação” das autoridades, disse à AFP Gustavo Matamoros, um funcionário do setor hoteleiro.

Autoridades locais informaram que havia cerca de 60 mil turistas nos balneários daquela região, a maioria deles estrangeiros.

O furacão causará “chuvas extraordinárias” na Baixa Califórnia Sul que poderão transbordar rios e gerar deslizamentos de terra também nos estados costeiros de Sinaloa e Nayarit, alertou o Serviço Meteorológico Nacional Mexicano (SMN, na sigla em espanhol).

“Estão previstas ondas de 7 a 9 metros de altura na costa da Baixa Califórnia Sul”, acrescentou o SMN em seu último relatório.

Na semana passada, a passagem do furacão Lidia, que também alcançou a categoria 4, deixou dois mortos nos estados ocidentais de Jalisco e Nayarit.

str-jg/tm/yr