29/08/2021 - 16:42
NOVA YORK, 29 AGO (ANSA) – O furacão Ida atingiu a costa dos Estados Unidos neste domingo (29) e provocou uma tempestade extremamente perigosa de categoria 4, com ventos mais fortes do que o furacão Katrina, que devastou a região há exatamente 16 anos.
Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), em Miami, o fenômeno registra ventos de aproximadamente 241 km/h na cidade de Port Fourchon, no estado da Louisiana.
Mais de 122 mil casas já estão sem energia elétrica na Louisiana e em New Orleans, que corre o risco de ficar no escuro por três semanas devido à passagem do furacão. “Os clientes na trajetória de Ida podem passar por apagões por até três semanas”, alertou a concessionária Entergy New Orleans.
A previsão é que Ida se volte para o nordeste na manhã desta segunda-feira (30). No entanto, o estado de Louisiana já declarou estado de emergência.
O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou ter enviado centenas de membros de serviço de emergência, juntamente com suprimentos, incluindo alimentos, água e geradores elétricos, para a região.
As autoridades americanas também prepararam abrigos para receber pessoas deslocadas. (ANSA)