27/09/2022 - 11:03
HAVANA, 27 SET (ANSA) – Após ter ganhado ainda mais força nas últimas horas, o furacão Ian subiu para a categoria 3 e atingiu nesta terça-feira (27) a região oeste de Cuba.
Com ventos de pelo menos 205 km/h, o fenômeno pode provocar “danos devastadores” em virtude da sua intensidade, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).
Em território cubano, o furacão atingiu a pequena cidade de La Coloma, uma vila de pescadores localizada na província de Pinar del Rio. A imprensa local informou que grandes galhos de árvores foram derrubados por causa dos fortes ventos.
A Proteção Civil cubana emitiu um “alerta de ciclone” para seis províncias e as ondas chegaram atingir entre cinco e sete metros de altura. As autoridades da ilha caribenha informaram que cerca de 50 mil pessoas foram evacuadas de Pinar del Rio.
Na capital Havana, longas filas se formaram em frente a alguns supermercados, já que as pessoas estão temendo que o abastecimento de alimentos possa se tornar mais difícil em virtude do furacão.
Nos Estados Unidos, a Flórida vem se preparando para a chegada do Ian, tanto que os meteorologistas do país estimam que o furacão tem capacidade de se tornar um dos mais fortes dos últimos anos. (ANSA).