Furacão Erick chega ao sul do México como categoria 3

Nuvens de tempestade se espalham sobre Acapulco enquanto o furacão Erick se fortalece na costa do Pacífico do México, no estado de Guerrero, México, 19 de junho de 2025
Nuvens de tempestade se espalham sobre Acapulco enquanto o furacão Erick se fortalece na costa do Pacífico do México, no estado de Guerrero, México, 19 de junho de 2025 Foto: REUTERS/Henry Romero

O poderoso furacão Erick atingiu o estado de Oaxaca, no sul do México, na manhã de quinta-feira, informou o Centro Nacional de Furacões em Miami.

O centro do furacão estava localizado a cerca de 30 quilômetros a leste de Punta Maldonado. Seus ventos máximos sustentados foram registrados a 205 km/h. Ele se movia para noroeste a 15 km/h, informou o centro de furacões.

A tempestade foi ligeiramente rebaixada antes de atingir a costa, de uma poderosa categoria 4 para uma categoria 3. Embora tenha tido uma leve redução de potência, Erick ainda é considerado um grande furacão, pois é uma categoria 3, que pode ter ventos de até 210 km/h.

A tempestade passou entre os resorts de Acapulco e Puerto Escondido, atingindo um trecho de litoral pouco povoado perto da divisa dos estados de Oaxaca e Guerrero. Campos agrícolas cobrem a área costeira baixa entre pequenas vilas de pescadores.

Espera-se que Erick enfraqueça rapidamente ao atingir as montanhas costeiras do sul do México, e o sistema deve se dissipar na noite de quinta-feira ou no início de sexta-feira, disse o centro de furacões.

A tempestade ameaça liberar ventos destrutivos perto de onde o olho atinge a costa, inundações repentinas e uma perigosa maré de tempestade, disseram os meteorologistas.

+ Tempestade Erick se transforma em furacão no Pacífico, perto do México
+ Tempestade Bárbara se torna primeiro furacão da temporada no Pacífico mexicano

Tempestade se move para o sul na aproximação

Ao amanhecer de quinta-feira, Acapulco acordou sob nuvens escuras e ameaçadoras, mas sem uma gota de chuva e pequenas ondas batendo em sua praia central.

No entanto, a previsão era de que a tempestade se deslocasse para o noroeste, em direção à costa, por volta do meio-dia, trazendo fortes chuvas para o resort e as montanhas que se erguem dramaticamente acima dele.

Ainda assim, parecia que Acapulco havia escapado do pior, pelo menos em termos dos fortes ventos de Erick.

Na quarta-feira à noite, o caminho projetado por Erick seguiu para o sul, mais perto da cidade turística de Puerto Escondido, no estado de Oaxaca, com Acapulco subindo a costa a noroeste.

A presidente Claudia Sheinbaum disse em uma mensagem de vídeo na quarta-feira à noite que todas as atividades na região foram suspensas e pediu que as pessoas permanecessem em suas casas ou se mudassem para abrigos se morassem em áreas baixas.

Ao cair da noite, as ondas quebravam na esplanada de Puerto Escondido, inundando os barcos de pesca de madeira que haviam sido puxados para lá por segurança. A praia desapareceu sob as ondas fortes e a maré alta já havia atingido o interior de alguns restaurantes à beira-mar.

As compras de última hora terminaram ao cair da noite, quando as lojas fecharam e as ruas ficaram vazias.

Mais cedo, pescadores em Puerto Escondido retiraram seus barcos da água antes da chegada da tempestade. Alguns surfistas continuaram a pegar ondas na praia de Zicatela, mesmo com bandeiras vermelhas hasteadas para alertar as pessoas a ficarem fora da água.

Acapulco ainda marcada por Otis

Os moradores de Acapulco estavam mais preparados e apreensivos para a chegada de Erick por causa da lembrança da devastação causada pelo furacão Otis dois anos antes.

A cidade de quase 1 milhão de habitantes foi devastada em outubro de 2023 pelo furacão Otis , um furacão de categoria 5 que se intensificou rapidamente e pegou muitos desprevenidos. Pelo menos 52 pessoas morreram em Otis e a tempestade danificou gravemente quase todos os hotéis do resort.

A governadora do estado de Guerrero, Evelyn Salgado, informou via X que todo o movimento em Acapulco e outras comunidades litorâneas seria suspenso às 20h de quarta-feira. As escolas em todo o estado permaneceriam fechadas pelo segundo dia consecutivo na quinta-feira.

Carlos Ozuna Romero, de 51 anos, perdeu seu restaurante na beira de uma praia de Acapulco quando a Otis atingiu o resort com ventos devastadores. Na quarta-feira, ele ordenou que os funcionários guardassem mesas e cadeiras.

“Os alertas das autoridades nos enchem de medo e obviamente nos fazem lembrar de tudo o que já passamos”, disse Ozuna Romero em referência a Otis.

Em outros lugares, trabalhadores pregavam placas de compensado nas vitrines das lojas e empilhavam sacos de areia do lado de fora das portas. Carros faziam fila para encher os tanques e compradores faziam compras de última hora antes de correr para casa.

Verónica Gómez lutava pelas ruas de Acapulco com um grande jarro de água. “Estamos todos com medo porque achamos que a mesma coisa pode acontecer”, disse a funcionária de 40 anos de uma empresa de transporte.

Mas ela disse que ela e outros aprenderam muito com Otis. “Agora isso não vai nos pegar de surpresa”, disse ela, segurando um saco de comida enlatada como prova.

Em Acapulco, na quarta-feira, havia uma forte presença da Guarda Nacional e da polícia nas ruas, mas os mais visíveis eram os caminhões da empresa nacional de energia. Equipes trabalhavam na limpeza de canais de drenagem e mato.

A chuva pode ser o legado de Erick

Os meteorologistas previam que Erick castigaria a costa do Pacífico do México com chuvas torrenciais, ventos fortes e uma forte maré de tempestade. Chuvas de até 40 centímetros poderiam cair nos estados mexicanos de Oaxaca e Guerrero, com totais menores nos estados de Chiapas, Michoacán, Colima e Jalisco, informou o boletim do centro. As chuvas ameaçavam causar inundações e deslizamentos de terra , especialmente em áreas com terrenos íngremes.

Laura Velázquez, coordenadora nacional de defesa civil do México, disse que a previsão é de que Erick traga chuvas “torrenciais” para Guerrero, Oaxaca e Chiapas, no sul do México. A região montanhosa ao longo da costa é especialmente propensa a deslizamentos de terra, com vários rios sob risco de inundação.

O porto de Acapulco fechou na noite de terça-feira. Salgado disse que 582 abrigos estavam prontos para receber pessoas que pudessem evacuar suas casas em Guerrero.

Erick rapidamente dobrou de força

Com o dobro de força em menos de um dia, Erick encontrou um ambiente ideal para uma rápida intensificação. No ano passado, houve 34 incidentes de rápida intensificação — quando uma tempestade ganha pelo menos 56 km/h em 24 horas — o que representa cerca do dobro da média e causa problemas de previsão, de acordo com o centro de furacões.