Furacão Dorian ganha força e atinge categoria 4 rumo à Flórida

NOVA YORK, 31 AGO (ANSA) – O furacão Dorian está cada vez mais ganhando força nas águas do Atlântico e atingiu a categoria 4 na escala Saffir-Simpson rumo à Flórida, nos Estados Unidos, informou neste sábado o Centro Nacional de Furações (NHC), citado pela imprensa norte-americana. De acordo com a emissora CNN, o fenômeno, cujos ventos têm chegado a 215 Km/h, já está a cerca de 650 km ao leste das ilhas das Bahamas e ao menos 900 Km ao leste de West Palm Beach, no sul da Flórida. A expectativa é de que a tempestade atinja a região na próxima segunda-feira (2).   

O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou que o ciclone pode ser “devastador”. Ontem, o republicano declarou estado de emergência no estado. Os moradores foram alertados a estocar alimentos, água e medicamentos suficientes para durar pelo menos uma semana Ao todo, foram mobilizados dois mil membros da Guarda Nacional para ficarem em alerta. O número do contingente deve dobrar nos próximos dias. Além disso, foram ordenadas evacuações obrigatórias em algumas regiões da Flórida, como a cidade de Brevard. Os estados da Geórgia e Carolina do Sul também temem pela passagem de Dorian.   

O furacão está mudando lentamente sua trajetória e agora é esperado que seu impacto também seja sentido na costa da região.   

Segundo o NHC, o fenômeno é “extremamente perigoso” e representa uma “ameaça significativa”. Os meteorologistas alertam que Dorian pode ser a pior tempestade a atingir a área desde que o furacão Andrew, de categoria cinco, matou 65 pessoas e destruiu 63 mil casas em 1992.   

Em sua conta no Twitter, Trump afirmou que está monitorando a situação.   

O caminho exato de Dorian em direção à Flórida permanece incerto, mas milhões de pessoas podem ser afetadas, além de atrações de lazer como o Walt Disney World e o resort Mar-a-Lago do presidente republicano. (ANSA)