O furacão Chris perdeu força na tarde desta quarta-feira, passando à categoria um, com ventos máximos sustentados de 150 km/hora, à medida que se afastava da costa dos Estados Unidos, rumo ao extremo nordeste do Canadá, informaram meteorologistas.

Espera-se que Chris passe perto da província canadense de Terranova nesta quinta-feira, quando provavelmente terá se transformado em um ciclone pós-tropical, escreveu o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), com sede em Miami.

Não há alertas nas costas americanas, mas o NHC recomendou que o Canadá monitore o avanço da tempestade.

“Haverá poucas mudanças em sua potência esta noite (de quarta-feira)”, acrescentou. “O enfraquecimento sustentado começará na quinta-feira”.

Chris, que estava nesta quarta-feira 920 km ao nordeste da Carolina do Norte, se tornou na terça-feira o segundo furacão da temporada do Atlântico, depois de Beryl, cujos remanescentes ainda provocam chuvas desorganizadas nas Bahamas em sua passagem pelo Caribe.

A tempestade subtropical Alberto deu início – com uma semana de antecipação – à temporada de furacões 2018, que vai de 1 de junho a 30 de novembro.

O ano passado foi particularmente devastador, quando os furacões Harvey, Irma e Maria causaram desastres quase consecutivamente no Caribe e no sudeste dos Estados Unidos.