Comportamento

“Fungo negro”, a doença que afeta pessoas em recuperação da Covid na Índia

Crédito: AFP

"Fungo negro", a doença que afeta pessoas em recuperação da Covid na Índia (Crédito: AFP)


Parvesh Dubey, hospitalizado no estado indiano de Madhya Pradesh, parecia que estava se recuperando quando anunciaram à sua família que ele morreu de mucormicose, a doença do “fungo negro“, que está afetando muitos convalescentes do coronavírus. Dubey, de 33 anos, estava sendo tratado para covid-19 e os médicos o transferiram para outro hospital depois que o fungo foi detectado e sua condição piorou.

+ Estudo afirma que vacinas Pfizer e AstraZeneca são eficazes contra variante indiana
+ Indianos recorrem a clínicas não licenciadas conforme Covid se espalha para o interior
+ Queiroga diz que já se agiu para isolar cepa indiana

“Os médicos operaram seu nariz e mandíbula. Um de seus olhos já estava danificado e os médicos tentaram salvar o outro”, disse um parente de Dubey, que pediu anonimato, à AFP. “Nós o perdemos em uma semana, fizemos todo o possível”, completou.

A Índia, que enfrenta uma segunda onda intensa de contágios do coronavírus, sofre agora com mucormicose, uma rara infecção fúngica, conhecida como “fungo negro”, que está se proliferando a um ritmo alarmante, especialmente entre os convalescentes da covid-19.

Na quinta-feira, nove estados classificaram a infecção como uma epidemia. Somente no estado de Maharashtra foram registrados mais de 2.000 casos e em Gujarat outros 1.200. Também foram inaugurados centros especializados em Nova Délhi, Bangalore e Mumbai.

Nas redes sociais aumentam os pedidos para encontrar tratamentos antifúngicos. De acordo com a imprensa indiana, o “fungo negro” provocou centenas de mortes em poucos dias. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) afirmam que os primeiros sintomas da doença são dores de cabeça, inchaço do rosto e febre, com uma taxa de mortalidade superior a 54%. Na quinta-feira, a Índia registrou 259.551 novos casos de covid e 4.209 mortes em 24 horas.

– Esteroides –

Antes da segunda onda de coronavírus que matou 100.000 pessoas na Índia no mês passado, os casos de mucormicose eram raros no país. Os afetados geralmente eram pessoas com diabetes, HIV ou pacientes trasplantados, com organismos imunocomprometidos. A rápida propagação da infecção é atribuída ao uso fora de controle de esteroides para tratar os pacientes com o coronavírus, segundo especialistas como o professor K. Srinath Reddy, da Fundação de Saúde Pública da Índia.

“As pessoas utilizaram de forma excessiva e inapropriada”, afirmou o professor. Ele explicou ainda que a água contaminada nos cilindros de oxigênio ou nos umidificadores também dá ao fungo a oportunidade de entrar no organismo.

– “Mendigar para obter medicamentos” –

Após 12 dias de tratamento com esteroides, Bhartiben Shah, uma paciente de covid-19, começou a reclamar de fortes dores de cabeça, que não passavam com os analgésicos habituais. Poucos dias mais tarde, a dor se tornou insuportável e um olho estava inchado, recorda seu filho. “Uma ressonância magnética mostrou uma mancha, mas não era evidente que fosse um fungo negro. Mas a internamos no hospital pouco depois”, disse o filho Smit Shah à AFP.

Uma biópsia confirmou a infecção e o filho recorreu às redes sociais para conseguir antifúngicos, até agora sem resultados, para tentar salvar a mãe. O tratamento mais urgente é a Anfotericina B lipossomal e o ministro da Saúde indiano anunciou o aumento da produção. As críticas apontam para a falta de previsão das autoridades estaduais e federais, que deveriam ter adotado medidas quando foram registrados os primeiros casos, há alguns meses.

De acordo com Amulya Nidhi, ativista dos direitos de saúde em Madhya Pradesh, a crise dos antivirais e plasma para tratar o coronavírus não serviu de lição. “As pessoas não deveriam precisar mendigar para obter medicamentos que salvem suas vidas”, disse.



Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio

Tópicos

Como deve proceder caso a gestante sinta os sintomas do coronavírus? Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)? Como é o nome oficial da doença causada pelo COVID-19? Como fazer a limpeza e descontaminação de objetos e utensílios em casa para prevenir o Covid-19? Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus? Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19? Como o organismo da gestante reage diante da COVID-19? Como ocorre a transmissão do novo coronavírus? Como posso ter acesso ao TeleSUS? Como preparar a minha empresa para um eventual caso de COVID-19? Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? Como será feito o acompanhamento do progresso do coronavírus durante a retomada? Covid Devo deixar as janelas sempre abertas se tiver alguma pessao com doença do coronavírus? É seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido relatada? fungo negro Índia O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19? O que fazer se eu ficar doente de COVID-19? O que posso fazer para proteger meu filho e evitar a propagação do COVID-19? O que significa uma pandemia? Pessoas devem interromper ou modificar seus tratamentos se tiverem coronavírus (COVID-19? Podemos usar todos os antitérmicos para o controle da febre do COVID-19? Posso consumir carne de porco se estiver com COVID-19? Quais as diferenças dos sintomas da COVID-19 e gripe/resfriado? Quais devem ser os cuidados com os bebês para evitar COVID-19? Quais hábitos podem me ajudar a superar pandemia do COVID-19? Quais são as complicações da COVID-19? Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? Qual é a síndrome gripal dos casos suspeitos de COVID-19? Qual é o tempo de incubação do coronavírus? Quando foi descoberto o novo coronavírus COVID-19? Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies? Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)?