Centenas de pessoas participaram nesta sexta-feira (6) dos funerais de uma mãe e suas três filhas na cidade ucraniana de Lviv (oeste), que morreram na última quarta em um ataque russo que deixou o pai como único sobrevivente.

Adolescentes carregavam bandeiras, outros levavam ramos de girassóis, e moradores da cidade foram ver a procissão dos caixões em direção à igreja onde ocorria a cerimônia fúnebre, constatou um jornalista da AFP.

Alguns se ajoelharam enquanto a caravana passava em direção ao cemitério, e crianças carregavam fotografias das vítimas e cruzes. Os quatro caixões brancos foram enterrados em seguida.

As mortes da mãe, Evguenia, e de suas três filhas Iaryna, Daryna e Emilia, de 21, 18 e 7 anos, chocaram o país.

As autoridades ucranianas condenaram o ataque e pediram novamente que seus aliados ocidentais forneçam mais meios de defesa antiaérea.

Segundo informações oficiais, as quatro morreram em sua casa durante o bombardeio, que deixou um total de sete mortos e mais de 30 feridos.

O pai, Iaroslav Bazylevych, único sobrevivente, compareceu ao enterro.

De maneira geral, Lviv não tem sido muito bombardeada desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, em comparação com outras áreas.

bur/bds/eg/mel/jb/ma