PARIS, 25 SET (ANSA) – A cerimônia fúnebre religiosa da atriz ítalo-tunisiana Claudia Cardinale será realizada na próxima terça-feira (30) em Paris, informou sua família nesta quinta (25).
A ícone de cinema italiano e mundial faleceu em Nemours, ao lado dos filhos, aos 87 anos, no último dia 23 de setembro.
De acordo com o comunicado oficial, a despedida ocorrerá a partir das 14h30 (horário local), na Igreja de Saint-Roch, na capital da França, na Rue Saint-Honoré, no 1º arrondissement.
“Uma última homenagem religiosa será prestada em Nemours, seu último local de descanso, na quarta-feira, 1º de outubro, às 15h, na Igreja de Saint-Jean-Baptiste”, acrescenta.
A família da artista explicou ainda que, “para Claudia Cardinale, a arte era um meio de mudar o mundo” e é por isso que ela criou uma fundação que leva seu nome. Portanto, todos que quiserem “homenageá-la podem contribuir para o seu compromisso com uma doação” no site oficial da instituição (https://fondazione.cc/fr/).
Famosa por seus papéis em “O Leopardo” (1963), “Oito e Meio” (1963) e “Era Uma Vez no Oeste” (1968), a artista atuou ao lado dos atores e diretores mais prestigiados de sua época, entre eles Alain Delon, Rock Hudson, Federico Fellini, Sergio Leone e Jean-Paul Belmondo.
Natural de Túnis, na Tunísia, Cardinale ganhou diversos prêmios pela sua carreira, entre eles cinco David di Donatello, três Globos de Ouro, um Leão de Ouro e um Urso de Ouro. A atriz era considerada por muitos como uma das mulheres mais bonitas da história da sétima arte e, ao longo de sua carreira, tornou-se embaixadora da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos das mulheres. (ANSA).