Notícia

Fundo ‘abutre’ credor da Argentina processa Mossack Fonseca nos EUA


O escritório Mossack Fonseca, protagonista do escândalo dos “Panama Papers”, é processado nos Estados Unidos pelo mesmo fundo especulativo que acionou a Argentina na justiça para cobrar pelos títulos em moratória, segundo documentos aos quais a AFP teve acesso.

Após um litígio de anos contra Buenos Aires na justiça americana, o fundo NML Capital, do magnata Paul Singer, chamado de “abutre” pelo governo da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, conseguiu o reembolso quase integral dos títulos argentinos comprados a um preço baixo após a moratória do país em 2001.

Segundo a ação apresentada no final de maio no tribunal do estado de Nevada, durante o processo o NML tentou “identificar” ativos do governo argentino no mundo todo a fim de pedir seu embargo e recuperar sua dívida.

De acordo com o NML, o Mossak Fonseca e uma de suas filiais americanas fez essa sua tentativa fracassar, ao ajudar as autoridades argentinas a encobrir ativos, usando empresas de fachada registradas em Nevada.

A ação judicial divulgada pelo Wall Street Journal acusa o escritório panamenho de “comprometer-se ativamente no encobrimento e na destruição de provas”, e de ter “contribuído deliberadamente com elementos errôneos” nas respostas enviadas aos tribunais.

O NML diz ter certeza disso após a divulgação dos “Panama Papers” e exige que o escritório Mossack Fonseca se encarregue dos gastos gerados por esse procedimento.

“Devido às infrações cometidas pelo Mossak Fonseca e ao longo contencioso que se desencadeou, a carga para NML e para o tribunal foi importante”, sustenta o fundo.

+ Sabrina Sato aparece com micro biquíni e surpreende seguidores

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Contactado pela AFP, o escritório não comentou o caso até o momento.

jt/soe/elc/cc/lr

Veja também
+ Policial militar mata a tiros quatro pessoas em pizzaria de Porto Alegre
+ Mãe de Eliza Samudio diz que Bruno não paga pensão e que filho do goleiro se sente culpado pelo crime
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Faustão é internado em hospital de SP
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago