Cultura

Fundada em 1860, histórica Pernigotti pode fechar as portas

ROMA, 9 NOV (ANSA) – Uma das mais famosas marcas italianas de chocolate, a Pernigotti, está passando por uma crise e corre o risco de fechar as portas. A sociedade turca Toksoz, que controla os ativos da empresa, afirmou que quer encerrar as atividades da fábrica de Novi Ligure, depois de 158 anos de funcionamento e onde trabalham 180 funcionários.   

A empresa, por sua vez, anunciou nesta quinta-feira (8), em nota, que a “intenção é externalizar as atividades produtivas unicamente em território italiano”. A Pernigotti afirmou estar procurando parceiros industriais na Itália aos quais poderá confiar a produção, também com o objetivo de realocar o maior número possível de dependentes.   

“Para isso, estamos dialogando com algumas empresas italianas importantes do setor de confeitaria”, afirmava o comunicado.   

A Pernigotti foi a responsável por criar o formato de chocolate trapezoidal e, assim como a Ferrero, também produz na província de Piemonte. No entanto, a Pernigotti, fundada em 1860, apresenta uma história mais longa, tendo fornecido chocolate até à Família Real Italiana, enquanto a Ferrero surgiu em 1942.   

O Ministério do Desenvolvimento Econômico convocou uma reunião para o próximo 15 de novembro para discutir a situação produtiva da Pernigotti, principalmente para evitar que a marca seja transferida e deixe de ser italiana. (ANSA)