Uma das empresas gigantes do telemarketing foi alvo de protestos. Com cerca de 37 mil empregados, os colaboradores da Almaviva decidiram cruzar os braços por falta de proteção contra o coronavírus no ambiente de trabalho. Os funcionários reclamam que o call center, localizado na região central da capital paulista, não oferece álcool gel. As informações foram divulgadas pelo UOL.

“El, el, el, queremos álcool em gel!” “Veja não, álcool em gel é solução.”, protestavam.

De acordo com funcionários, quatro pessoas do call center estão com suspeita do novo coronavírus.

Além de fornecer não o álcool em gel, a empresa penalizou uma funcionária que não foi trabalhar nos últimos dias. Maria Eduarda Miranda, de 19 anos, diz que possui bronquite asmática e mora com idosos, ou seja, ambos fazem parte do grupo considerado de risco.

“Não tem álcool em gel, a gente já pediu e eles falam que vai chegar, mas nunca chegou. Eles também não higienizam as P.A.’s [postos de atendimento do call center], deixam apenas um paninho com Veja para todos os pontos. Somente um pano para todos os pontos, isso é absurdo”, diz Maria Eduarda ao portal.

Ainda de acordo com o portal, os postos de atendimento, conforme fotografias a que a reportagem teve acesso, são muito próximos uns aos outros e contrariam as recomendações do ministério da Saúde — que preconiza ao menos um metro entre as pessoas para evitar contágio. Na unidade da Consolação, são 980 funcionários.

Outro relato da falta de prevenção contra o contágio do Covid-19 foi dado por outro colaborador, Guilherme Garcia, de 25 anos. “Nos computadores, que são compartilhados, não fazem higienização”, afirma.

Em nota, a Almaviva diz que o produto está em falta e afirma que “não está medindo esforços para garantir a segurança de seus colaboradores nesse momento de pandemia relacionado ao Covid-19 (coronavírus)”.

“Por isso, formou um comitê permanente para desenvolver ações a fim de proteger os colaboradores e seus familiares. Nesse sentido, um plano de ação, alinhado às iniciativas da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), já foi implementado. São procedimentos como a intensificação da higienização dos espaços e postos de trabalho individuais, incluindo a distribuição de álcool gel em ambientes de uso comum”, diz a nota enviada à reportagem.