Na tarde desta segunda-feira (12), o presidente brasileiro eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), foram diplomados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse ato serve para oficializar o resultado das urnas e é a condição formal para que os eleitos possam tomar posse de seus respectivos cargos no dia 1° de janeiro de 2023.

Uma imagem que ganhou repercussão no Twitter, publicada pela jornalista Luciana Lima, mostra as funcionárias do TSE juntas aos profissionais de imprensa acompanhando o discurso do petista.

Durante a sua fala, Lula chorou ao dizer: “Antes de falar o que está escrito no meu discurso, eu queria dizer, companheira Dilma, companheiro José Sarney, companheiros deputados, senadores, ministros, juízes, que participaram da vigília em Curitiba, dirigentes partidários, Gleisi Hoffmann, em nome do meu partido, não é um diploma do Lula presidente, é um diploma significativa do povo que reconquistou o direito de viver em democracia neste país”.

Ele aproveitou a oportunidade para afirmar que poucas vezes na história do País a democracia foi tão ameaçada e parabenizou as cúpulas do Judiciário por suas atuações. “Coragem do Supremo Tribunal Federal, do Tribunal Superior Eleitoral que enfrentaram toda a sorte de ofensas, ameaças e agressões para fazer valer a democracia brasileira”, finalizou sob aplausos.