O resultado da primeira votação do conclave foi oficializado durante a tarde desta quarta-feira, 7, e ainda não definiu quem será o próximo papa. Por meio de uma fumaça preta exalada pela chaminé da Capela Sistina, os cardeais anunciaram ao público que permanecem confinados até que o novo pontífice seja eleito.
A fumaça escura indica que nenhum cardeal obteve dois terços dos votos, equivalente a 89 votos. Após a apuração, o resultado foi anunciado aos fiéis às 16h05 (horário de Brasília).
Eventualmente, a fumaça branca sinalizará a eleição do novo papa. Nesse momento, os sinos da Basílica de São Pedro, no Vaticano, soarão, e o nome do escolhido será anunciado logo em seguida.
+ Quem será o próximo papa? Conheça nove possíveis candidatos
Segundo o protocolo, até quatro votações podem ser realizadas por dia a partir de agora. A especulação é de que ocorram mais sessões nesta quinta-feira, 8, começando ainda pela manhã e seguindo até a tarde. Entretanto, será apenas uma fumaça por turno de votação, que pode aparecer às 5h30 ou 7h e 12h30 ou 14h.
Se o novo pontífice ainda não tiver sido escolhido, o conclave permanecerá ativo pelos próximos dias. Vale lembrar que não há como estipular o tempo exato que o processo pode durar – mas caso o papa não for selecionado em três dias, as votações são suspensas para um dia de oração.