A empresa de tecnologia japonesa Fujitsu pediu desculpas, nesta terça-feira (16), aos quase mil ex-diretores dos correios britânicos, injustamente acusados de roubo devido a um software defeituoso em sua produção, e reconheceu que deveria participar na indenização das vítimas.

Pressionado por “um dos maiores erros judiciais” da história do Reino Unido, o governo britânico garantiu na última quarta-feira (10) que iria indenizar “rapidamente” e anular todas as acusações judiciais existentes contra os ex-diretores das filiais dos correios, denunciados por engano entre 1999 e 2015.

Os funcionários dos correios tiveram que esperar a transmissão de uma série de ficção na televisão para que o público e as autoridades fossem informadas sobre este escândalo, no qual milhares de empregados foram acusados injustamente.

Os dirigentes do serviço postal, relutando em reconhecer os problemas no software, forçaram os trabalhadores a pagarem pelo déficit financeiro, atribuído erroneamente a roubos, o que levou muitos deles à falência. Alguns foram presos.

“A Fujitsu quer pedir desculpas pelo papel que desempenhou neste terrível erro judicial”, disse Paul Patterson, diretor europeu da empresa, acrescentando que “houve erros no sistema. E ajudamos o serviço postal a processar os trabalhadores. Lamentamos sinceramente”.

Alguns deputados pediram que vários contratos públicos com a Fujitsu fossem revistos como resultado destes erros de software.

O governo vai apresentar uma nova lei no Parlamento para que as vítimas sejam “rapidamente exoneradas e indenizadas”, prometeu o primeiro-ministro na quarta-feira.

Em vez de processos judiciais individuais que poderiam ser longos e penosos, o texto anulará todas estas condenações, uma medida extremamente rara.

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