08/05/2024 - 16:06
Um grupo de idosos na Alemanha vive e cozinha junto, como nos tempos de estudante. Eles dividem um apartamento de dois andares em Berlim.
“A intenção sempre foi ser o oposto de um lar de repouso, porque nunca me imaginaria vivendo num lugar daquele. Sempre lutei por uma vida autodeterminada, e então, de repente, teria que ouvir quando devo tomar café ou quando apagar a luz?”, conta Ulrike Arnold, fundadora da república.
Os sete aposentados partilham as áreas comuns, como a cozinha. Mas também têm seus espaços privados, incluindo os próprios banheiros. Ou seja, sem briga na hora do banho!
E a casa tem algumas regras: uma refeição conjunta por dia e um processo de candidatura rigoroso. Quem quiser viver aqui precisa passar por um teste de uma semana morando junto.
“Não é uma ideia que agrada a todos. Mas para quem tem interesse em outras pessoas e gosta de companhia, é um ótimo conceito”, explica Ulrike.
Idosos com mais de 65 anos representam cerca de 25% da população da Alemanha. E a idade média do país segue aumentando.
“Ou seja, algo está por vir e sinto falta de reações da sociedade. Acho que esse projeto não é a resposta, mas é uma resposta – de que precisamos nos organizar por nossa conta”, destaca Ulrike.