Crocantes, saborosas, cheirosas… Existe alguém (no mundo) que não goste de batatas fritas? Bom, se você a evita pelo bem da sua saúde, por mais que a amasse mais do que tudo, temos uma boa notícia.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que vegetais fritos podem podem ser mais benéficos do que cozidos. Contudo, isso só vale se a fritura for feita em azeite extravirgem.

Vegetais crus são cheios de fenóis, mas os pesquisadores queriam descobrir se esses antioxidantes se perdiam no processo de cozimento. Eles testaram formas diferentes de preparar os alimentos e descobriram que a quantidade de fenóis não muda muito quando a batata e os outros vegetais são cozidos. Mas, quando passam pelo azeite extravirgem, a quantidade desses antioxidantes dá um salto.

Leia mais

Receita fit de pão de batata doce com chia
Este é o melhor carboidrato “barato”, segundo a ciência
Coma mais, pese menos: um cardápio para a semana toda

Óbvio que isso não diminui a quantidade de calorias e gorduras dos alimentos. Contudo, os pesquisadores acreditam que os resultados desafiam a ideia de que toda fritura é ruim. Além do aumento na quantidade de fenóis, a fritura em azeite também fez crescer o potencial antioxidante desses compostos. Ou seja: a batata frita em azeite extravirgem tem mais chances de prevenir câncer, diabetes e outras doenças degenerativas do que a versão cozida.