Chegou às livrarias no último mês de agosto uma nova biografia da artista mexicana Frida Kahlo, “Viva Frida” (Ed. Planeta), assinada por Gérard de Cortanze, especialista na vida e na obra da pintora.
No livro, Cortanze conduz o leitor por detalhes tão intensos quanto os quadros da artista, num retrato profundamente sensível e vívido, revelando a intimidade de sua existência e criação artística como nunca antes.
O trabalho se aprofunda na forma como Frida guiava sua presença e a sua obra através dos seus relacionamentos, com alguns novos detalhes sobre o seu envolvimento com Diego Rivera ou Trotski.
O autor apresenta as reflexões de Frida sobre o México, a religião, a morte e a origem de tudo que nos cerca, desvendando toda a beleza terrível de seu universo, tudo isso em meio a sua voz questionadora, seus cantos e juramentos.
Cortanze recuperou detalhes, passagens dos diários e outros registros da própria Frida sobre os momentos apresentados na obra, que se junta a outro livro também escrito por ele sobre a pintora, o romance lançado no Brasil em 2018 “Frida e Trótski: A história de uma paixão secreta”, também pela Planeta.
“Viva Frida”, de Gérard de Cortanze
Tradução: Ana Maria Fiorini
Planeta
464 págs.
R$ 96,90 (físico) / R$ 69,90 (e-book)