Frente fria causará temporais nos próximos dias; veja onde deve chover mais

Mudança no padrão dos ventos e presença de ar quente e úmido favorecem temporais e altos acumulados

São Paulo (SP), 14/01/2026 - Pessoas usam guarda-chuva durante frente fria e chuva no centro da cidade
São Paulo (SP), 14/01/2026 - Pessoas usam guarda-chuva durante chuva no centro da cidade Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Uma frente fria que avança pela costa do Sudeste a partir de domingo, 8 de março, deve mudar a circulação de ventos no Brasil e provocar aumento de áreas de instabilidade. O sistema chega com intensidade acima do normal para esta época do ano e deve estimular mais chuva em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Na manhã deste sábado, 7, a Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta severo, com chuva forte na Zona Norte da capital paulista, com raios e vento, se deslocando para a região central e atingindo municípios vizinhos.

Alerta severo emitido pela Defesa Civil em São Paulo neste sábado, 7 de março

Segundo a “Climatempo”, espera-se que ocorram pancadas fortes principalmente entre a tarde e a noite, graças à combinação entre ar quente e úmido, além da tendência de formação de áreas de baixa pressão no interior do Brasil. A chuva volumosa na segunda semana de março pode provocar alagamentos, deslizamentos e transbordamento de rios, especialmente em locais que já registraram altos volumes no início do mês.

Entre segunda-feira, 9 e sexta-feira, 13, os maiores acumulados no Sudeste são esperados no litoral e interior de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, no sul e na Zona da Mata de Minas Gerais, na Grande Belo Horizonte e em áreas do sul, da Baixada Fluminense e da região serrana do Rio de Janeiro. 

No Centro-Oeste, a previsão indica pancadas frequentes e risco de chuva moderada a forte em todos os estados e no Distrito Federal. Os maiores acumulados devem ocorrer em Mato Grosso do Sul, onde o volume pode superar 100 milímetros na próxima semana. A chuva também deve amenizar o calor intenso registrado recentemente no estado, quando temperaturas entre 36 °C e 38 °C foram observadas em áreas próximas da fronteira com o Paraguai.