Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul e trazer chuva para SP no feriadão

Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Entramos no último mês do inverno de 2020. A primavera no Hemisfério Sul vai começar oficialmente no dia 22 de setembro, mas o frio ainda poderá surpreender nas últimas semanas da estação gelada, inclusive no feriadão de Independência, com o avanço de fortes frentes frias.

No entanto, de acordo com o Instituto Climatempo, as novas massas polares, mesmo intensas, não devem conseguir atingir o Brasil com a força e abrangência da grande onda de frio que passou por aqui entre 19 e 23 de agosto. A tendência agora é que o ar frio intenso atue sobre a Região Sul do País, atingindo especialmente o Rio Grande do Sul.

Segundo o centro de Meteorologia, a forte frente fria indica a possibilidade de frio intenso no feriado da Independência, dia 7 de Setembro, que vai ser prolongado. Inclusive, a possibilidade de nevar no Sul ainda não pode ser completamente descartada, “mas a chance é muito baixa”. O frio mais intenso será na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, onde pode gear.

Para o sábado, 5 de setembro, a frente fria deixa o tempo chuvoso no oeste e sul de Santa Catarina e no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Faz frio nestes Estados. Entre Foz do Iguaçu, o Vale do Itajaí e Curitiba, faz sol e pode chover à tarde ou à noite. Em Porto Alegre, a mínima deve ser abaixo dos 12°C.

O litoral paulista vai ficar com muitas nuvens, mas vai ter um pouco de sol também. A mínima durante o dia deve alcançar os 15°C e a chuva chega no fim de semana, quando os termômetros voltam a cair.

O sábado também terá muitas nuvens e chuva a qualquer hora desde o sul da Bahia até Recife, com possibilidade pancadas de chuva com raios à tarde e à noite entre o litoral do Maranhão, Roraima e Acre.

Apesar do frio e da chuva em algumas regiões, a previsão é de um dia com sol forte e calor em quase todo o Brasil. A temperatura em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e sul do Pará pode chegar nos 40°C.

Além das altas temperaturas, é preciso ter atenção redobrada com a secura do ar. Os níveis de umidade vão ficar entre 10% e 30% no interior do Nordeste, do Sudeste, no Centro-Oeste, no Tocantins até em parte do Paraná, informou o Climatempo.

Domingo

Para o domingo, dia 6 de setembro, a previsão é quase a mesma do sábado. Calorão, sol forte e ar muito seco em quase todo o Brasil. Algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer entre o Acre, o Amapá e o litoral do Maranhão, além de chuva fraca a moderada no leste do Nordeste – desde Natal até o sul da Bahia.

A novidade no domingo é que a frente fria que estava no Sul avança no mar e chega ao litoral do Rio de Janeiro. E aí, o domingo vai ser nublado, com chuva e temperatura amena em toda a região entre a cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Mas a chuva é fraca a moderada.

O tempo também fica chuvoso em Santa Catarina e na serra gaúcha. Catarinenses e gaúchos vão sentir frio e pode gear ao amanhecer na fronteira com o Uruguai.

Segunda-feira

Na segunda-feira, feriado de 7 de setembro, a frente fria avança um pouco mais e provoca chuva durante o dia em Vitória e no sul do Espírito Santo. Mas a instabilidade desta frente fria fica espalhada sobre todo o Estado do Rio de janeiro, na região de Juiz de Fora, em Minas, no leste e sul de São Paulo, na região de Curitiba e sobre Santa Catarina.

De acordo com o Climatempo, volta a chover a partir da tarde em Porto Alegre e no centro-oeste do Rio Grande do Sul. Do interior do Paraná até o interior do Nordeste e o sul da Região Norte, o feriado será com sol e calor.

Algumas pancadas de chuva voltam a ocorrer entre o Acre e o litoral do Maranhão e chove fraco no litoral leste do Nordeste.

Veja também

+ Confira 4 dicas para descobrir se o mel é falsificado

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Telefone de jornalista argentino roubado ao vivo em Buenos Aires

+ Márcia Bonde divulga vídeo e deixa fãs sem fôlego

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar


Tópicos

clima previsão