O mercado de franquias manteve aquecido no Brasil no terceiro trimestre do ano, é o que mostra os resultados da Pesquisa Trimestral de Desempenho da Associação Brasileira de Franchising – ABF, que faturou R$ 56,2 bilhões no período. Ainda, de acordo com os dados, a região Sul do Brasil cresceu em número de operações, passando de 17,55% para 17,90%, comparado ao mesmo período no último ano, com alta também do faturamento, que foi de 17,24% para 17,36%. Acompanhando esse bom momento das redes nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, conheça 11 franquias criadas nestes estados para investir:

A Mais1 Café, maior rede de cafés especiais do Brasil, baseada no conceito “to go”, que em livre tradução significa “para levar”, oferece bebidas com grãos especiais da mais alta qualidade em várias opções, desde o clássico coado até os drinques gelados. As lojas da rede também trabalham com salgados e doces importados da França e da Espanha para acompanhar as bebidas e os pedidos são realizados a partir de um atendimento personalizado e digitalizado. Com sede em Curitiba (PR) e criada em 2019, a rede possui mais de 500 unidades em todo o país, sendo 300 em operação. O investimento inicial para a loja é de R$ 150 mil, com um faturamento médio mensal de R$ 30 mil e prazo de retorno de 18 a 24 meses.

O Seu Churros, uma das maiores redes de franquias de churros do país, é especializado em receitas artesanais com ingredientes premium e tem como compromisso ter sempre massa artesanal fresca e frita na hora. Criada em 2015, em Londrina (PR), está presente em 27 cidades com 46 unidades, sendo 31 em operação e as restantes em implantação. Para este ano, o Seu Churros pretende alcançar o total de 50 unidades e faturamento anual de R$ 8,7 milhões, um crescimento de 541% se comparado ao mesmo período de 2021. O investimento inicial é de R$ 138 mil, com um faturamento médio mensal de R$ 38 mil e prazo de retorno a partir de 12 meses.

Já o market4u, rede de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil, atua no formato de franquia desde 2020, quando foi fundada em Curitiba (PR). Com tecnologia em seu DNA, a startup nasceu com o propósito de levar mais comodidade e segurança para as pessoas por meio do conceito de honest market dentro dos condomínios residenciais e comerciais. As mais de 2.000 lojas espalhadas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a intermediação de funcionários. O investimento inicial é a partir de R$ 70 mil, que inclui a taxa de franquia, no valor de R$ 50 mil, além de estoque inicial, equipamentos e câmeras. O faturamento médio mensal é de R$ 100 mil e o prazo de retorno é de 16 a 24 meses.

O EcoCão Espaço Pet é a primeira franquia dedicada ao bem-estar animal. Preocupada com a saúde emocional dos pets, aposta no cuidado e afeto para com os animais atendidos, oferecendo banho de ofurô acompanhado de tratamento de cromoterapia, banho de ozônio, massagem e técnicas de relaxamento com aromaterapia e florais. Além disso, a rede conta com serviço de creche e atividades direcionadas, tem a sustentabilidade como premissa no reaproveitamento de materiais, descarte responsável do lixo e valorização da economia local com parcerias comerciais. Com sede em Curitiba (PR), criada em 2017, o EcoCão Espaço Pet possui uma unidade em funcionamento e outras sete em fase de implantação em algumas regiões do país. O investimento inicial para a loja é de R$ 125 mil, com um faturamento médio mensal de R$ 40 mil e prazo de retorno de 18 meses.

Já a Zero Açucar, marca que nasceu em Cascavel, no interior do Paraná, a oito anos atrás, está presente em mais de 700 pontos de lojas multimarcas e em 2021 entrou para o franchising. A franquia possui modelo de negócios com investimento inicial a partir de R$ 280 mil, incluso taxa de franquia, capital de giro, estoque inicial, projeto arquitetônico, reforma e adaptação do imóvel, marcenaria, software e equipamentos de TI, abertura de empresa e licenças de funcionamento, marketing inicial e despesas com treinamento e implantação. O prazo de retorno é cerca de 22 meses e o faturamento médio mensal é de R$60 mil, considerando os primeiros 36 meses de operação.

Para quem pretende empreender no segmento de soluções financeiras, a opção é a DinDinPag, criada em 2018 na cidade de Umuarama, no Paraná, pelo empreendedor Robson Carvalho. Atualmente a marca conta com 90 unidades pelo país e o investimento inicial é a partir de R$ 14.997,00 no modelo home office, que inclui taxa de franquia, prazo de retorno de três a seis meses e faturamento médio mensal de R$ 100 mil.

Outra franquia que atua com soluções financeiras é a CotaFácil, maior rede de franquias de seguros e consórcios. A empresa nasceu em 2015 também na cidade de Umuarama, no Paraná, e hoje conta com mais de 184 unidades em operação. Para os interessados em abrir uma franquia da marca, o investimento inicial é a partir de R$ 19.997,00 no modelo home based, que engloba taxa de franquia, prazo de retorno de seis a 12 meses e faturamento médio mensal de R$ 80 mil a R$ 200 mil.

A CredFácil, terceira rede da lista que atua no ramo de empréstimos e financiamentos consignados, também tem origem na cidade de Umuarama e foi fundada em 2004 no Paraná. A opção com modelos de negócio no formato home based é a partir de R$ 29 mil, prazo de retorno de seis meses, além de não cobrar royalties e taxa de publicidade. A estimativa de faturamento médio mensal é de R$ 80 mil e atualmente conta com 723 unidades em operação por todo o Brasil.

Fundada no interior do Paraná em 1990, a Anjos Colchões & Sofás começou suas atividades com a produção de estofados, mas logo adotou como carro-chefe os colchões. Tem hoje quatro centros fabris no Brasil e em 2007 deu início a rede de franquias, que atualmente conta com mais de 270 operações. Com um portfólio que vai além de colchões e estofados, as lojas foram projetadas para transmitir conforto e despertar a sensação de bem-estar. Com linhas exclusivas, que une material de qualidade e tecnologia de ponta, a Anjos Colchões & Sofás atrai público que busca por produtos elegantes e duráveis. Para os interessados na marca, o investimento inicial é a partir de R$ 400 mil e o prazo de retorno estimado é de oito a 18 meses.

Já no setor de serviços, a Lavô, maior franquia de lavanderias self-service do Brasil, conta com 800 unidades comercializadas pelo país. Fundada em Balneário Camboriú, Santa Catarina, a rede foi inaugurada em 2018 com a missão de democratizar e simplificar o serviço. A franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância por meio de sistema on-line. Com modelos para condomínios, lojas e até contêineres, a Lavô possui investimento inicial a partir de R$149 mil, com faturamento médio mensal de R$10 a R$15 mil e prazo de retorno de 18 meses.

Fundada em 2020, em Cascavel, no Paraná, a Otto Energia Sustentável tem o propósito de ser referência nacional em energia solar fotovoltaica. Com a missão de empoderar empresas e pessoas por meio da energia limpa, barata e simples, garantindo redução de custos e contribuindo para uma economia de baixo carbono, a rede possui investimento inicial a partir de R$29.500, no modelo home based. Neste formato, o faturamento mensal é de R$13 mil e o prazo de retorno é de cinco meses.