ROMA, 02 AGO (ANSA) – A francesa Stéphanie Frappart entrou para a história do futebol ao ser escolhida nesta sexta-feira (2) para apitar o duelo entre Chelsea e Liverpool, pela final da Supercopa da Uefa. A árbitra será a primeira mulher que comandará uma decisão de um grande torneio da entidade europeia.
Frappart foi a árbitra da final da última edição da Copa do Mundo de futebol feminino, na França. Na ocasião, os Estados Unidos conquistaram o tetracampeonato do torneio ao bater a Holanda. Natural de Val d’Oise, a francesa também apitou a decisão da Eurocopa Feminina de 2017, entre Inglaterra e Holanda.
A árbitra de 35 anos terá como assistentes a francesa Manuela Nicolosi e a irlandesa Michelle O’Neal. A dupla também auxiliou Frappart na decisão do Mundial feminino.
“Como entidade, damos a maior importância ao desenvolvimento do futebol feminino em todas as áreas. Espero que a qualidade e a devoção que Stéphanie demonstrou ao longo de sua carreira para alcançar este nível sirvam de inspiração para milhões de jovens e mulheres na Europa, e lhes mostre que não deve haver barreiras para conquistar um sonho”, disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.
Em entrevista à ANSA, a técnica da seleção italiana feminina, Milena Bertolini, afirmou que a escolha de Frappart é uma “notícia maravilhosa”. Além disso, a comandante disse que as mulheres estão “demolindo muros diferentes”.
A final da Supercopa será disputada no dia 14, no Vodafone Park, em Istambul.(ANSA)