Esportes

França vence Noruega e dá passo gigante rumo às oitavas da Copa

A seleção feminina da França deu um enorme passo rumo às oitavas de final da Copa do Mundo feminina, disputada em casa, ao vencer a Noruega por 2 a 1 nesta quarta-feira em Nice.

As jogadoras dirigidas pela treinadora Corinne Diacre vão precisar apenas de mais um ponto para garantir na última rodada a liderança do grupo A, no dia 17 de junho em Rennes contra a Nigéria.

Cerca de 35.000 pessoas acompanharam a segunda vitória francesa em duas partidas com a presença do técnico da seleção masculina campeã do mundo, Didier Deschamps. A atuação da equipe da casa não foi tão brilhante quanto no jogo contra a Coreia do Sul.

Após um primeiro tempo sem gols, a atacante Valérie Gauvin, que foi reserva na estreia, abriu o placar logo no primeiro minuto da segunda etapa.

Mas oito minutos depois, a zagueira Wendie Renard, que havia marcado duas vezes na estreia no Parque dos Príncipes, tentou afastar um cruzamento da Noruega para a linha de fundo mas acabou fazendo um gol contra.

Mas para o alívio da torcida francesa, a árbitra Bibiana Steinhaus marcou pênalti após consultar o VAR. As imagens mostraram Engen errando um chute e acertando o joelho de Torrent dentro da área.

Eugénie Le Sommer cobrou o pênalti e marcou o gol que garantiu os três pontos.

A técnica Corinne Diacre comentou a vitória suada: “Sabíamos que seria um jogo diferente daquele de sexta-feira passada. Também sabíamos que não íamos ganhar todos os jogos por 4 a 0, é uma Copa do Mundo, é normal. Tínhamos que respeitar nosso adversário. Fizemos o que devíamos fazer para ganhar apesar de alguns erros que podemos corrigir. Fizemos uma partida séria, corajosa”.

Ao derrotar outro adversário forte, as ‘Bleues’ mostraram força um dia após a avassaladora goleada de 13 a 0 imposta pelos Estados Unidos à Tailândia.

E a Copa promete fortes emoções. As americanas podem ser adversárias das francesas nas quartas de final se as duas equipes liderarem seus grupos e passarem pelas oitavas.

Mais cedo, em outra partida da chave desta quarta-feira, a Nigéria venceu a Coreia do Sul por 2 a 0.

Jogos do grupo A já disputados:

Noruega – Nigéria 3 – 0

França – Coreia do Sul 4 – 0

França – Noruega 2 – 1

Nigéria – Coreia do Sul 2 – 0

Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG

1. França 6 2 2 0 0 6 1 5

2. Noruega 3 2 1 0 1 4 2 2

3. Nigéria 3 2 1 0 1 2 3 -1

4. Coreia do Sul 0 2 0 0 2 0 6 -6

— Próximos jogos (horário de Brasília):

17/06 (16h00): Coreia do Sul – Noruega

17/06 (16h00): Nigéria – França

./bds/yk-pgr/iga/dr/aam