Com dois gols de Kylian Mbappé, a França derrotou a Dinamarca por 2 a 1 neste sábado e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar.

Depois de um primeiro tempo sem gols, os ‘Bleus’ saíram na frente com Mbappé (61), sete minutos antes de Andreas Christensen empatar para a Dinamarca (68), até que o atacante do PSG fez o gol da vitória francesa (86).

Após a classificação da França para a próxima fase, Austrália, Dinamarca e Tunísia brigarão pela segunda vaga do Grupo D na terceira rodada.

Aos 23 anos, Mbappé chegou a 31 gols em 61 jogos pela seleção francesa, igualando a marca de Zinedine Zidane e superando outros artilheiros históricos do país como Just Fontaine e Jean-Pierre Papin.

O atacante agora tem três gols no Catar, sete no total em Mundiais, o que o coloca em terceiro na lista de goleadores dos ‘Bleus’ no torneio, que é liderada por Fontaine (13 gols em 1958).

Após o equilíbrio nos primeiros minutos da partida, o time do técnico Didier Deschamps tomou a iniciativa e começou a levar perigo à área de Kasper Schmeichel, com uma primeira chance para Olivier Giroud, depois de Adrien Rabiot ajeitar de cabeça, mas o atacante do Milan não foi rápido e a defesa se antecipou (10).

Giroud teve outra oportunidade minutos depois, após uma grande jogada pela direita de Ousmane Dembele, mas o camisa 9 cabeceou para fora (16).

– Domínio francês, mas sem eficiência –

Os minutos foram passando e o domínio dos ‘Bleus’ se tornou maior, através da velocidade de Mbappé e Dembele e do jogo aéreo, com cabeçadas de Raphaël Varane (13) e Rabiot (21).

Quando os franceses mais pressionavam, com chances de Jules Kounde (30) e Antoine Griezmann (34), a Dinamarca deu seu primeiro susto, em um contra-ataque que acabou com um chute desviado de Andreas Cornelius, embora o lance tenha sido parado por impedimento (36), e pouco depois em um cruzamento do lateral Rasmus Kristensen que não encontrou um finalizador (38).

No entanto, a chance mais clara do primeiro tempo foi de Mbappé, que recebeu de Dembele na marca do pênalti, mas chutou por cima (40).

Os dinamarqueses aumentaram o ritmo depois do intervalo e a bola ia de uma área à outra, embora sem lances de perigo de parte a parte.

Mbappé tentou mais uma vez com um chute após uma arrancada, mas Schmeichel, o melhor jogador da Dinamarca, desviou para escanteio (56). Pouco depois, Griezmann mandou por cima do gol após se livrar da marcação da defesa (59).

– Mbappé decide –

E aos 61 minutos, em um contra-ataque pela esquerda, Mbappé abriu o placar batendo de pé direito para superar Schmeichel.

Precisando correr atrás do resultado, os dinamarqueses se lançaram ao ataque e conseguiram o empate rapidamente, em um escanteio cobrado pela direita por Christian Eriksen que Christensen cabeceou para as redes de Hugo Lloris (68).

Os gols liberaram as equipes, que buscaram o segundo. Lloris evitou a virada da Dinamarca defendendo uma pancada de Jesper Lindstrom (73) e Martin Braithwhite não acertou o gol em uma finalização no primeiro pau (81), enquanto a França ameaçou com Aurelien Tchouameni (78) e, principalmente, com um chute acrobático de Rabiot que passou perto do travessão (80).

Nesse toma lá, dá cá, Mbappé fez o segundo para dar a vitória aos ‘Bleus’, se antecipando à defesa no segundo pau e completando de coxa um cruzamento de Griezman, para selar a classificação às oitavas.

“Fizemos muitas coisas interessantes, nos faltou um pouco de acerto, mas foi bom para os meus jogadores porque eles responderam”, afirmou Deschamps ao canal TF1 depois do jogo.

“Fizemos uma partida consistente, criamos chances. Fomos sólidos e ficamos concentrados defensivamente, inclusive quando empataram”, disse na zona mista o zagueiro Jules Koundé.

A França agora volta a campo na próxima quarta-feira, no estádio Cidade da Educação, contra a Tunísia, enquanto a Dinamarca enfrenta no mesmo dia a Austrália, no estádio Al-Janoub.

mcd/psr/cb